Topo

'Nota 7' e 'ex-gordinho' desbancam badalados e viram protagonistas no Grêmio

Anderson Pico (d) se firmou como lateral esquerdo titular do Grêmio após perder peso - Wesley Santos/Pressdigital
Anderson Pico (d) se firmou como lateral esquerdo titular do Grêmio após perder peso Imagem: Wesley Santos/Pressdigital

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

30/08/2012 06h01

Vanderlei Luxemburgo parece ter encontrado a dupla de laterais do Grêmio. Depois de testar Tony, Gabriel e Edílson, o técnico comemora o crescimento das jogadas de flanco com Pará pela direita e Anderson Pico na esquerda. Um 'lateral nota 7' e um 'ex-gordinho' desbancaram os prediletos e garantem confiança do comando.

Foi assim na vitória contra o Vasco nesta quarta-feira. Anderson Pico e Pará tiveram, ambos, boas atuações. Foi o terceiro jogo da dupla de laterais, que jogando junta soma vitórias contra Inter e Vasco, além da classificação com derrota na Sul-Americana para o Coritiba.

Pará chegou ao Grêmio pelas mãos de Luxemburgo. O treinador nunca escondeu a preferência pelo ex-santista. Mas inicialmente seu lugar seria no banco de reservas. No entanto não tardou a aparecer a primeira oportunidade e o empenho demonstrado garantiu sequência.

"O Pará nunca será 10 nem 4, é sempre um lateral nota 7. Ele é muito regular, seja onde for. Conquistou a Libertadores jogando pela esquerda, e quando teve que jogar aqui acharam que não poderia por ser destro. Muitos laterais esquerdos do futebol mundial foram e são destros. Ele não precisava ir à linha de fundo, poderia fazer outras jogadas. Isso ficou muito marcado. Eu sempre disse para ele não se preocupar, confiar no treinador. Isso é importante: o jogador saber que o treinador está ali e não se importa com o que vem de fora", disse Vanderlei Luxemburgo.

Do outro lado do campo está uma história de superação. Anderson Pico iniciou carreira como 'joia da base', foi titular logo de cara, mas depois ganhou muito peso, exagerou em baladas, não teve compromisso com a carreira e foi afastado. Emprestado repetidamente ele regressou neste ano e teve a última oportunidade. Perdeu 12 Kg, voltou a se empenhar e conquistou o treinador.

"O Pico está buscando o espaço dele. Mas ainda tem que tirar o cupim das costas e o peito, que ainda está um pouco carregado", disse Luxemburgo sorrindo. "Eu não gostei dele no Gre-Nal e nem contra o Coritiba. Disse isso a ele. Mas hoje [quarta-feira] foi combativo, apareceu, jogou e marcou. Ele vinha dando muito espaço. Mas é assim, o jogador chega, oscila e depois se firma. Ele está caminhando bem", completou o comandante.

Mesmo que ainda tenha peso a perder, Anderson já pode se considerar um 'ex-gordinho'. Perdeu 12 Kg em trabalhos específicos no Grêmio e segue a luta contra a balança. "A cobrança é boa. Do professor e de meus colegas. Tenho que estar 100% para equipe e ainda sei que não estou no ideal. Preciso perder um pouco de peso, todos sabem", admitiu Anderson Pico.

Gabriel, Tony e Edílson são, hoje, reserva dos laterais que chegaram ao clube com bem menos status. Fábio Aurélio e Júlio Cesar seguem em recuperação de lesão. Portanto, por hora, Pará e Pico são absolutos.

Os jogadores do Grêmio se reapresentam nesta quinta-feira. O treinamento visa o jogo de sábado, contra o Palmeiras, às 18h30, em São Paulo, pela 21ª rodada do Brasileiro. Gilberto Silva volta após cumprir suspensão e Leandro está fora por ter recebido o terceiro amarelo.