Topo

D'Alessandro volta ao Inter com status de 'salvador da pátria' e esteio para guinada

Meia é esperança da direção para avalancar reação do time comandado por Fernandão - Guilherme Testa/Agência Freelancer
Meia é esperança da direção para avalancar reação do time comandado por Fernandão Imagem: Guilherme Testa/Agência Freelancer

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

31/08/2012 06h00

Liberado pelos médicos, autorizado pela preparação física e aguardado por Fernandão. D’Alessandro voltará ao time titular do Internacional contra o Flamengo, no domingo, depois de 35 dias parado em virtude de sua quarta lesão muscular no ano. Na volta, ele encontra uma equipe em má fase e que clama por um fato novo.

    SEM D'ALE: TESTES E IMPROVISAÇÕES

Confira a lista dos 'substitutos' utilizados por Fernandão nos oito jogos sem o gringo em cmapo
Fred: o mais usado como armador - Palmeiras, Náutico, Ponte Preta (2º tempo) e Coritiba
Kleber: foi deslocado para o meio nos jogos contra  Corinthians e Grêmio, mas saiu antes do fim
Lucas Lima: entrou no segundo tempo contra Ponte Preta e também diante do Corinthians
Forlán: diante do Palmeiras ganhou a missão de voltar mais e criar para Rafael Moura e Damião
Outras peças utilizadas em menos de 45 min: Jajá, João Paulo, Marcos Aurélio e Dátolo

O argentino é a figura perfeita para o cargo de ‘salvador da pátria’ do time que só conquistou um dos últimos 12 pontos disputados e tem diversos números contrários nas últimas rodadas. Para a diretoria, D’Alessandro também pode ser o marco da reabilitação.

“Temos o retorno do D’Alessandro para domingo e quem sabe possamos criar mais chances gol”, disse o vice de futebol do Inter Luciano Davi após a derrota para o Coritiba. “Agora só podemos pensar em vencer, em fazer a bola entrar”, completou.

A volta de D’Ale compensa a nova parada de Dátolo e a escassez de meias à disposição de Fernandão. O técnico também ganha mais um medalhão para tentar melhorar seu desempenho na casamata. Em 10 jogos ele tem apenas 50% de aproveitamento.

O detalhe no retorno do meia é a parte física. Segundo a comissão técnica, D’Alessandro tem fôlego para correr cerca de 60 minutos contra o Flamengo. Assim, uma saída na metade da etapa final já estará programada desde o começo. Independentemente do escore.

“Não temos outro meia igual ao D’Ale”, elogiou Fernandão antes mesmo de receber a confirmação da liberação do jogador.

Capitão do Inter, D’Alessandro disputou oito partidas do Brasilerão até agora. De acordo com o DataFolha, tem média de 33 passes certos por partida. Seu único gol no campeonato foi contra o São Paulo, de falta.

Nesta sexta-feira à tarde, longe da torcida com temor de protestos, Fernandão define quem mais atuará diante do Flamengo. Sem Elton, suspenso, o time pode seguir com Fred ou ter uma mudança de esquema e contar com mais um atacante.