Topo

Grêmio encerra mês 'quase perfeito' com mudança de planos e foco no título

Volante Souza comemora agosto "quase perfeito" e coloca Grêmio na briga pelo título do Brasileirão - Lucas Uebel/Trato.Txt
Volante Souza comemora agosto 'quase perfeito' e coloca Grêmio na briga pelo título do Brasileirão Imagem: Lucas Uebel/Trato.Txt

Do UOL, em Porto Alegre

31/08/2012 12h00

Agosto é tido por muitos como um mês de pouca sorte. Não para o Grêmio. O oitavo mês de 2012 deixou o time tricolor na briga pelo título nacional e mostrou desempenho quase perfeito. Foram 8 partidas, 4 vitórias, 1 empate e 3 derrotas, sendo que numa delas houve a classificação da Sul-Americana, logo, não pode ser vista como um mau resultado.

O desempenho gera aproveitamento de 54%. O número não impressiona, mas o que aconteceu no Campeonato Brasileiro referenda o bom mês. De postulante à Libertadores, o Grêmio passou a disputar o título, venceu clássico, segue na Sul-Americana, e só tem motivos para comemorar.

"Por mim, agosto não precisava acabar. Podia continuar até o final do ano. Realmente, foi um mês muito produtivo. A gente planeja sempre as vitórias e elas nem sempre acontecem. Graças a Deus, elas aconteceram. Vamos tentar manter esse nível, mas sabemos que não é fácil, pois no Campeonato Brasileiro as equipes são muito qualificadas. Temos uma sequência boa de vitórias e agora enfrentamos o Palmeiras. Temos totais condições de vencer, vamos para isso, mas com cautela, pois é uma equipe qualificada e que nos tirou de uma Copa do Brasil. Temos que ter atenção durante todo o jogo e curtir esse momento, pois quando perdemos todos nós e as nossas famílias sofrem muito. Quando ganhamos, temos que curtir um pouco a vitória, mas só até sexta, quando temos que começar a focar no Palmeiras", disse o volante Souza.

Atualmente, o time tricolor tem três pontos a menos que o Fluminense, quatro que o Atlético-MG e está distante dos demais. Em terceiro, o time que mais ameaça o Grêmio é o Vasco, que está cinco pontos atrás.

A tranquilidade veio após a vitória contra dois adversários diretos. Vasco e Inter foram superados. Os de cima estão oscilando, por isso a meta deixou de ser apenas um lugar entre os quatro de cima.

"Estamos subindo em uma hora boa. Começamos o campeonato desacreditados. Todos falando que o Grêmio era isso e era aquilo. Com muita humildade e muito trabalho a gente vem crescendo. Agora todo mundo tem falado do Grêmio, mas temos que manter os pés no chão. Sabendo que chegamos aqui com muito trabalho e sacrifício. Temos que valorizar isso e que, se mudarmos, podemos sofrer com as consequências. E não tem nada resolvido. Essa foi a primeira rodada do segundo turno e teremos muitas rodadas ainda. Quem manter a regularidade e espero que consigamos manter até o final", falou.

O Grêmio treinou na manhã desta sexta-feira e viaja à tarde para São Paulo. No sábado, no Pacaembu, o adversário será o Palmeiras, às 18h30.