Topo

Grêmio mantém foco em vaga na Libertadores e quer 'espelhar' pontuação no 2º turno

Luxemburgo passou para os jogadores que a meta mínima é de conquistar 37 pontos no segundo turno - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Luxemburgo passou para os jogadores que a meta mínima é de conquistar 37 pontos no segundo turno Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Carmelito Bifano

Do UOL, em Porto Alegre

31/08/2012 06h04

A vitória contra o Internacional no último domingo fez o Grêmio atingir a meta planejada de conquistar 37 pontos no primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Apesar de estar a quatro pontos do líder Atlético-MG, que tem um jogo a menos, o foco de todos no estádio Olímpico segue sendo conquistar uma vaga para a Libertadores 2013. O título, por enquanto, segue em “segundo plano”.

“Não podemos nos acomodar, temos que continuar com a mesma pegada. Temos uma projeção de fazer, no mínimo, 37 pontos e temos 10 jogos em casa. Então, além de fazer valer o fator Olímpico, temos chances de ganhar um ou dois jogos fora. Então, como o Vanderlei falou, se os adversários da frente continuarem com essa média, mérito deles, mas a nossa parte vamos fazer”, afirmou o volante Fernando.

Após 20 rodadas, o Grêmio venceu oito partidas em casa e perdeu duas. Longe dos seus domínios foram cinco vitórias e quatro derrotas. Além disso, os comandados de Vanderlei Luxemburgo empataram uma vez, com a Ponte Preta, em Campinas. Três pontos da meta de 37 foram obtidos contra o Vasco da Gama e o tricolor ainda tem oito jogos no Olímpico e nove fora. Destes, enfrenta o Atlético, em Minas, o Fluminense, no Engenhão, e o restante todos contra clubes que estão da 10ª posição para baixo.

Porém, nenhum integrante do futebol do Grêmio espera por facilidades. Com o Brasileiro entrando na reta final, os adversários estarão lutando por melhores posições na tabela e, com o bom rendimento do clube gaúcho, a expectativa é que todos aumentem os cuidados nos enfrentamentos com o tricolor.

“Sabemos que vai ser um jogo difícil, pois estamos subindo na tabela e as pessoas estão observando com outros olhos. O Palmeiras é uma equipe qualificada e não adianta dizer ao contrário. Na última vez, disseram a mesma coisa, acabamos facilitando e perdemos na Copa do Brasil. Temos que entrar ligados. É clássico e mais uma final que vamos disputar. Não podemos oscilar no 2º turno, precisamos de regularidade. Independente de ser fora de casa, vamos entrar com cautela, mas para vencer sempre”, afirmou o volante Souza.

O Grêmio realiza a partir das 11h no Olímpico o último treino antes de enfrentar o Palmeiras. No período da tarde a delegação viaja para São Paulo. O jogo contra os paulistas ocorre no sábado, às 18h30, no estádio do Pacaembu. Após 20 rodadas, o tricolor gaúcho é o terceiro colocado com 40 pontos e os adversários ocupam a 17ª posição com 16.