Topo

Invicto há 14 jogos, Atlético-MG encara tabu de quase dez anos diante do Corinthians

Atlético não vence o Corinthians atuando em São Paulo desde a temporada 2003 - Pedro Vilela/AGIF
Atlético não vence o Corinthians atuando em São Paulo desde a temporada 2003 Imagem: Pedro Vilela/AGIF

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Vespasiano (MG)

02/09/2012 08h31

Invicto há 14 rodadas no Campeonato Brasileiro, o Atlético-MG enfrenta, neste domingo, um tabu de quase dez anos sem vencer o Corinthians em São Paulo. O último triunfo como visitante ocorreu em 2003, no Pacaembu, por 2 a 0, em jogo válido pela Copa Sul-Americana.

Desde então as duas equipes disputaram seis jogos em solo paulista. O Corinthians derrotou o Atlético quatro vezes e os outros confrontos terminaram empatados. Em 2003, o time mineiro havia vencido o adversário, por 3 a 0, também no Pacaembu, na abertura do Campeonato Brasileiro daquele ano.

Corinthians e Atlético decidiram o Campeonato Brasileiro de 1999, ainda no sistema de mata-mata, adotado até 2002. O time paulista sagrou-se campeão em final disputada em três jogos. O primeiro, em Belo Horizonte, foi vencido pela equipe mineira, por 3 a 2. Nos dois confrontos seguintes, em São Paulo, houve triunfo paulista, por 2 a 0, empate sem gols.

O técnico Cuca minimiza uma possível crise no Atlético em caso de novo tropeço e pede valorização do trabalho do ano. “Estamos há 14 partidas sem perder na competição. É a maior invencibilidade, então temos que valorizar esse trabalho”, observou. A única derrota dos mineiros no Brasileiro ocorreu em 17 de junho, para o São Paulo, por 1 a 0, no Morumbi. Desde então, foram dez vitórias e quatro empates.

Nas últimas quatro rodadas, o Atlético venceu apenas uma vez e empatou três. Foram dois empates seguidos contra Cruzeiro e Ponte Preta, ambos por 2 a 1, em que o time alvinegro estava à frente no placar e levou gols no final da partida.

Velho conhecido da torcida paulista, o volante Pierre, que já defendeu o Palmeiras, “jogo difícil” no Pacaembu. “O Corinthians tem seus objetivos no Campeonato Brasileiro. A equipe como o Corinthians sempre tem obrigação de estar brigando por título. Vamos para lá para enfrentar uma ótima equipe, casa cheia, mas vamos confiantes”, ressaltou.