Topo

Fixação de Abel, bola parada já representa quase 50% dos gols do Flu no Brasileiro

Fred (e) e Leandro Euzébio já marcaram gols em jogadas de bola parada do Fluminense - icardo Ayres/Photocamera
Fred (e) e Leandro Euzébio já marcaram gols em jogadas de bola parada do Fluminense Imagem: icardo Ayres/Photocamera

Renan Rodrigues

Do UOL, no Rio de Janeiro

03/09/2012 06h02

Nem o Palmeiras, do volante Marcos Assunção, nem o Santos, do técnico Muricy Ramalho. É das Laranjeiras que vem o time que mais marcou gol nas jogadas de bola parada neste Campeonato Brasileiro. No último sábado, no empate de 2 a 2 contra o Figueirense, o Fluminense marcou seu 16º gol em lances originados em faltas, pênaltis ou escanteios.

Dos 34 gols marcados pelo time de Abel Braga no torneio nacional, 47% vieram desta maneira. Seis foram originados em faltas, cinco em cobranças de escanteio e outros cinco em penalidades. No útimo sábado foi a vez do zagueiro Digão completar escanteio batido por Wagner e marcar seu primeiro gol como jogador profissional.

A jogada pode surpreender os adversários, mas quem acompanha os treinamentos do clube carioca no dia a dia sabe que o treinador Abel Braga possui o hábito de repetir exaustivamente o lance. Os cobradores se alternam entre Wagner, Jean e Thiago Neves, além do meia Deco, que se recupera de estiramento na coxa. Os alvos para completar a jogada são o artilheiro Fred e os zagueiros tricolores.

Quem mais aproveita a arma tricolor é o capitão Fred. Metade dos 10 gols do artilheiro do Campeonato Brasileiro foram originados com a bola parada. Apesar do bom aproveitamento do Fluminense na jogada, a equipe não se mostra dependente das faltas e escanteios. Em gols com a bola rolando, o time aparece na 9ª colocação, com  17 tentos.

Na próxima quinta-feira, Abel Braga terá um duelo contra outro técnico conhecido por usar com perfeição essa arma. O Fluminense recebe o Santos às 21h, no estádio Engenhão, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro.