Topo

Sem atacantes, Luxa recorre à categoria de base e sobe Lucas e André no Grêmio

Lucas Coelho [com fones de ouvido] subiu para o elenco profissional do Grêmio para jogo desta 4ª - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Lucas Coelho [com fones de ouvido] subiu para o elenco profissional do Grêmio para jogo desta 4ª Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

03/09/2012 18h07

O Grêmio perdeu a dupla de ataque titular para a partida contra o Atlético-GO, na quarta-feira, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Leandro e André Lima formarão a linha de frente. No entanto, não havia opção alguma para o banco de reservas, já que Bertoglio segue em recuperação física e voltou a sentir uma antiga lesão muscular na coxa direita. Para não ficar sem alternativas, Vanderlei Luxemburgo subiu dois jovens da base: Lucas Coelho e André.

Ambos fizeram parte do time campeão da Taça BH. No entanto não eram os mais badalados do elenco. Guilherme Biteco, Yuri Mamute e Calison, por exemplo, eram mais cotados para subir ao profissional no primeiro momento. Mas André e Lucas Coelho foram chamados.

"É para isso que serve a categoria de base. Temos jogadores, vamos buscar lá. Na necessidade, já que não temos jogadores de ataque, vamos trazer estes meninos para ficarem no banco", disse o técnico gremista.

Lucas Coelho já participou de treinamentos com o profissional do Grêmio. O jogador, inclusive, marcou um gol em jogo-treino dos reservas contra os titulares, há alguns meses. Na Taça BH era reserva. Já André usava a camisa 9 no torneio em Minas Gerais. Na final contra o Flamengo, entrou durante o jogo e perdeu pênalti.

"Temos um elenco e em qualquer atividade coletiva o que vale é o nós. Todos são importantes. Foi isso que eu falei desde que cheguei. Leandro, Kleber, Moreno, André Lima, todos são importantes. Como estes garotos que chegam. Na foto de campeão, sempre tem um reserva", completou Luxa.

O Grêmio volta a trabalhar na tarde de terça-feira. O jogo contra o Atlético-GO ocorre na quarta-feira, às 20h30, no Olímpico. Em caso de vitória combinada com derrotas de Fluminense e Atlético-MG, o time gaúcho acaba a rodada como líder do Brasileirão.