Topo

Grêmio perde protagonista Kleber em chance de ser líder pela 1ª vez desde 2008

Kleber é protagonista em jogos decisivos pelo Grêmio mas não joga nesta quarta-feira - Edu Andrade/Agência Freelancer
Kleber é protagonista em jogos decisivos pelo Grêmio mas não joga nesta quarta-feira Imagem: Edu Andrade/Agência Freelancer

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

04/09/2012 06h01

O Grêmio pode ser líder do Brasileirão pela primeira vez desde 2008. Nesta quarta-feira, uma vitória combinada com derrotas de Fluminense e Atlético-MG faz o time gaúcho voltar ao primeiro lugar, posto desconhecido há quatro anos. Porém, no momento mais importante do torneio até agora, Kleber Gladiador, que foi protagonista em momentos decisivos, está fora.

Kleber marcou o gol da vitória contra o Fluminense, fez contra o Vasco, deu assistência contra o São Paulo, participou ativamente da virada contra o Sport, marcou contra o Cruzeiro em Minas e voltou a servir companheiro contra o Flamengo. Tudo isso além de ter brilhado no Gre-Nal das quartas de final do primeiro turno do Gauchão.

Momentos como estes fazem do Gladiador protagonista em jogos decisivos. Quando o Grêmio precisa, o camisa 30 resolve.

"São jogos importantes que mexem comigo. Saber que é confronto direto, que o adversário briga conosco, tudo isso me deixa à vontade. Me concentro e gosto muito de jogos assim. Tento entender tudo que se passa, pergunto escalação de adversário, e tenho sido feliz. Espero poder ajudar sempre", disse o Gladiador depois do duelo com o Vasco, pela 20ª rodada.

Mas o cartão vermelho contra o Palmeiras o fará ficar fora de um jogo fundamental para o Grêmio. Em caso de vitória combinada com derrota do Atlético-MG para o Bahia e do Fluminense para o Santos, o time tricolor pode ser líder do Brasileirão, algo que não ocorre desde 2008.

"Temos um jogo muito importante e ausências no time. Acho que o torcedor tem que mostrar a força do Olímpico. Perceber que o estádio está acabando. É o momento do torcedor ser o centroavante do time. Tem que inibir quem estiver vaiando", pediu Vanderlei Luxemburgo.

Tal marca positiva também se deve ao Atlético-MG ter um jogo a menos. O duelo dos mineiros com o Flamengo vai acontecer em outubro. De qualquer forma, quatro anos depois o Grêmio pode voltar a sentir o sabor de ser o primeiro colocado.

"Não podemos nos preocupar com a liderança temporária. Quero é ver lá frente onde estaremos. Estamos no segundo turno, e melhor que no primeiro. Vamos pontuar e olhar lá na frente", indicou o técnico.

Grêmio e Atlético-GO se enfrentam nesta quarta-feira, às 20h30, no Olímpico. O duelo vale pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro.