Topo

Grêmio aposta em André Lima para se aproveitar de 'calcanhar de Aquiles' do Atlético-GO

Vitória pessoal com a bola no alto é arma de André Lima, e defeito do Atlético-GO - Lucas Uebel/Divulgação Grêmio
Vitória pessoal com a bola no alto é arma de André Lima, e defeito do Atlético-GO Imagem: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

05/09/2012 06h00

Grêmio e Atlético-GO se enfrentam nesta quarta-feira, pela 22ª rodada do Brasileirão, às 20h30, no Olímpico. Sem poder contar com a dupla de ataque titular, o Grêmio não demorou a encontrar a estratégia para vencer o desesperado oponente. Dos 38 gols sofridos pelos goianos, 10 foram de cabeça, 3 só no último jogo. Para abusar do jogo aéreo, André Lima é aposta.

GRÊMIO RECEBE ATLÉTICO-GO NO SUL

  • Grêmio e Atlético-GO se enfrentam nesta quarta-feira, às 20h30, no estádio Olímpico, pelo Brasileiro

O 'calcanhar de Aquiles' do Atlético-GO é realmente as bolas alçadas. Foram 10 gols sofridos de cabeça, 26% do total da equipe no Brasileirão. No último jogo a Ponte Preta marcou desta forma três vezes.

"Para o jogo contra o Grêmio a gente precisa estar concentrado para não levar os gols que sofremos na última partida. Além disso, precisamos jogar um pouco mais porque após marcarmos nosso gol ficamos boa parte do jogo atrás. Em alguns dias isso pode funcionar. Porém, na maioria das partidas a consequência é sofremos gols. Precisamos acreditar mais para conseguirmos realizar boas partidas", disse o atacante Ricardo Bueno, que volta ao time vermelho e preto.

Para se aproveitar de tal defeito, André Lima é a aposta gremista. Dos 31 gols marcados pelo Grêmio, 6 foram de cabeça, destes, dois marcados por André Lima. O jogador é eleito pelo técnico Vanderlei Luxemburgo como 'especialista' na jogada aérea e recebeu repetidos cruzamentos no treinamento desta terça-feira.

Leandro, Elano, Zé Roberto, Pará e Anderson Pico serão os responsáveis por abastecer o camisa 99, que aguardará ansiosamente pelos levantamentos em direção a área.

"O time deles surpreende fora de casa, tentará nos dificultar o jogo. Mas entraremos tentando tirar o espaço e aproveitando as qualidades dos atacantes para conseguir a vitória", explicou o volante Souza.  

"Estamos em casa e vamos buscar alternativas para marcar. O adversário vive situação desconfortável, mas irá nos impor dificuldades. Temos que ter cuidado, a responsabilidade é nossa, vamos tentar marcar independente de como seja, pelo alto, ou por baixo", acrescentou o capitão Gilberto Silva.

Em caso de vitória do Grêmio combinado com derrotas de Atlético-MG e Fluminense, o time gaúcho será líder do Brasileirão, algo que não ocorre desde 2008. Mesmo assim, o discurso visa esquecer a possibilidade de terminar a rodada em primeiro para garantir atenção na partida.

"Vamos procurar fazer nossa parte, amanhã [quarta-feira] temos outra chance de somar mais três pontos. Quem estiver na nossa frente sabe que estamos tentando chegar. Ainda é cedo, mas queremos acabar com esta ansiedade. Temos que fazer nosso trabalho, mantendo os pés no chão e sabendo que temos chance", finalizou o experiente defensor.