Topo

Segunda melhor defesa do Brasileiro vira trunfo do Grêmio em momento decisivo

Lateral Pará é um dos responsáveis pelo bom momento defensivo do Grêmio - Lucas Uebel/Divulgação Grêmio
Lateral Pará é um dos responsáveis pelo bom momento defensivo do Grêmio Imagem: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Do UOL, em Porto Alegre

05/09/2012 15h05

Dono da segunda melhor defesa do Campeonato Brasileiro, o Grêmio faz da retaguarda um dos pilares para o crescimento do time. Com 16 gols contra, o time gaúcho está atrás somente do Fluminense, e ao lado do Atlético-MG na marca. Pará, Werley, Anderson Pico e Gilberto Silva terão novo teste nesta quarta-feira, contra o Atlético-GO.

GRÊMIO RECEBE ATLÉTICO-GO NO SUL

  • Grêmio e Atlético-GO se enfrentam nesta quarta-feira, às 20h30, no estádio Olímpico, pelo Brasileiro

"É a demonstração de que nosso time está em uma condição de entrosamento muito boa e isso acaba refletindo positivamente dentro de campo. Defender não é mérito exclusivo de quem joga atrás. A marcação começa lá na frente, com os atacantes que pressionam a saída de bola do adversário dificultando o início das jogadas. É uma ação coletiva que, para dar certo, precisa ser bem treinada e executada. Espero que possamos seguir assim nesta reta final", disse Pará via assessoria de imprensa.

Vanderlei Luxemburgo não cansa de repetir que a defesa é protegida pelo meio-campo, e por isso que funciona. Segundo Luxa, nenhum zagueiro ou lateral será considerado suficiente se não for bem protegido pelos colegas. Mas tal parceria entre meio e zaga está ocorrendo no Olímpico.

O problema para o jogo da 22ª rodada, nesta quarta-feira, às 20h30h, em Porto Alegre, contra o Atlético-GO, é exatamente o contrário: ataque. Kleber e Marcelo Moreno estão fora do jogo.

"São excelentes jogadores e que estão em grande fase, mas nosso elenco é qualificado e aqueles que entrarem em campo darão conta do recado. Precisamos continuar no caminho das vitórias para seguir crescendo na competição. Para isso, o apoio da nossa torcida, que vem dando show nas arquibancadas, é fundamental. Contamos com o grito e o incentivo de todos no jogo de amanhã", salientou Pará.

Em caso de vitória do Grêmio combinada com derrotas de Fluminense e Atlético-MG, o time gaúcho assume a liderança do Brasileirão, algo que não ocorre desde 2008.