Topo

Flu escala sexta zaga diferente e tenta manter defesa menos vazada do Brasileiro

Gum (e) e Digão formarão a sexta zaga diferente do Fluminense no Brasileirão - Dhavid Normando/Photocamera
Gum (e) e Digão formarão a sexta zaga diferente do Fluminense no Brasileirão Imagem: Dhavid Normando/Photocamera

Renan Rodrigues

Do UOL, no Rio de Janeiro

06/09/2012 06h00

O discurso do técnico Abel Braga prioriza um time ofensivo, e os números comprovam isso, já que o Fluminense tem o segundo melhor ataque do Campeonato Brasileiro, com 34 gols marcados. Mas a defesa, criticada em 2011 quando sofreu 51 gols no torneio nacional, também se tornou um dos pontos fortes da equipe na temporada. E nem mesmo a mudança de peças tem atrapalhado o desempenho. Contra o Santos, nesta quinta-feira, o treinador escalará a sexta zaga diferente em 22 rodadas.

VEJA O APROVEITAMENTO DAS ZAGAS DO FLUMINENSE NO BRASILEIRÃO

JOGADORESJOGOSAPROVEITAMENTO
Anderson e Gum1073,3%
Gum e Leandro Euzébio875%
Leandro Euzébio e Wellington Carvalho1Vitória
Leandro Euzébio e Digão1Empate
Anderson, Leandro Euzébio e Gum1Derrota

Sem Leandro Euzébio, que recebeu o terceiro cartão amarelo no empate por 2 a 2 com o Figueirense, Digão seguirá na equipe, desta vez ao lado de Gum, que não enfrentou o time catarinense justamente por estar suspenso pelo acúmulo de cartões. A dupla jogará junta pela primeira vez na competição e tentará manter o tricolor como a defesa menos vazada da competição, com 14 gols cedidos até o momento.

Para o zagueiro Digão, apesar de estrear a dupla com Gum neste torneio, a convivência de praticamente três anos fará com que o entrosamento não seja problema para o duelo contra o time praiano.

"Meu momento é bom e agradeço a oportunidade que o Abel Braga está me dando. O entrosamento não tem dificuldade, a gente vem há bastante tempo junto, se conhece desde 2009, isso não será problema. A base da defesa foi mantida e espero que a gente consiga repetir 2010 para sair campeão novamente", disse o defensor do Fluminense.

A zaga mais repetida pelo treinador Abel Braga no Brasileirão foi formada por Gum e Anderson, que disputaram dez partidas juntos. Mas se Gum vive grande fase atualmente, Anderson ainda segue se recuperando de um grave estiramento muscular na coxa, que o deixa de fora dos gramados há mais de um mês. A defesa que tem melhor aproveitamento, porém, é justamente a formada no título de 2010, com Leandro Euzébio e Gum, que venceram 75% dos pontos disputados.

Com 44 pontos, o Fluminense aparece na terceira colocação do Campeonato Brasileiro após o início da rodada nesta quarta. O time volta a entrar em campo nesta quinta-feira, às 21h, contra o Santos, no Engenhão, e pode assumir a liderança - atualmente ocupada pelo Atlético-MG, com 45 pontos.