Topo

Grêmio vê esperada queda em percentual dos líderes, mas não muda estratégia no Brasileiro

Com nova vitória, Grêmio assiste queda dos líderes e mantém planejamento - Lucas Uebel/Divulgação Grêmio
Com nova vitória, Grêmio assiste queda dos líderes e mantém planejamento Imagem: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

06/09/2012 06h01

Quando parecia impossível alcançar Atlético-MG, Fluminense ou até o Vasco, o Grêmio na voz de Vanderlei Luxemburgo repetia sempre que o aproveitamento dos líderes era 'absurdo' e deveria cair. Pois a profecia azul, branca e preta parece estar ocorrendo. Aos poucos a turma de cima oscilou, o time portoalegrense cresceu, mas mesmo assim não considera o momento propício para mudança de planos.

O Atlético-MG, por exemplo, chegou a ter 86% de aproveitamento de pontos, na 12ª rodada. Mas desde a 18ª vê seu número cair vertiginosamente. Com o empate contra o Bahia, nesta quarta, o alvinegro de Belo Horizonte chegou a 71%.

O Fluminense nunca chegou aos 80%, mas manteve oscilação curta na casa dos 70. Na 11ª rodada houve o ápice, com o time treinado por Abel Braga somando 76%. Ainda sem jogar pela 22ª rodada, o tricolor das Laranjeiras já não é o mesmo e soma 70%.

Já o Grêmio assiste tudo que havia previsto acontecer. O técnico Vanderlei Luxemburgo, referendado pelo ocorrido recentemente, não vê razão para mudança de planos. A meta do comandante é ver sua equipe repetir o aproveitamento do primeiro turno, somando 37 pontos e atingindo 74 ao fim do torneio.

"Nossa meta é conhecida e não vamos mudar. Queremos somar mais 37 pontos. Até agora disputamos 9 e fizemos 7 no segundo turno. O próximo jogo será difícil, fora de casa, mas vamos em busca do mesmo percentual. Os 74 pontos dão condição de título, ou briga lá em cima", garantiu Luxa.

Nesta quarta, o Grêmio venceu o Atlético-GO por 2 a 1 com show de Elano e dois gols antes dos 20 minutos de partida. O resultado aproximou ainda mais do líder. Atualmente somente um ponto separa o time gaúcho do Atlético-MG.

"Estou contente pela vitória, mas não tem nada decidido. Não há nada decidido no Brasileiro. Estamos perturbando os times lá de cima. Mas nosso objetivo ainda está longe de ser alcançado", finalizou o técnico.

Os jogadores do Grêmio se reapresentam nesta quinta-feira. O próximo jogo será no sábado, às 21h, contra o Corinthians no Pacaembu. O duelo vale pela 23ª rodada do Brasileirão.