Topo

Grêmio vira time com mais vitórias no Brasileiro e Luxa considera critério decisivo

Critério decisivo no Brasileirão, Grêmio é o time que mais venceu partidas no torneio - Wesley Santos/PressDigital
Critério decisivo no Brasileirão, Grêmio é o time que mais venceu partidas no torneio Imagem: Wesley Santos/PressDigital

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

06/09/2012 10h01

Em caso de empate em pontos, o primeiro critério de desempate do Brasileirão é o número de vitórias. Passadas 22 rodadas do torneio, o Grêmio é quem mais venceu. Por isso, o técnico Vanderlei Luxemburgo salienta o quesito que pode ser definitivo para conquista do título.

"Todo ano buscamos isso. É um item que pode decidir o campeonato. Temos que buscar. Se não der para ganhar, um empate passa a ser um bom resultado. Como foi contra o Palmeiras, com um a menos, fora de casa. Mas se o número de vitórias define o título - e pode definir - temos que ir em busca disso", garantiu o treinador do Grêmio.

Ao todo foram 14 vitórias, sendo 9 em casa e 5 como visitante. Em contrapartida, somente dois empates, contra Palmeiras e Ponte Preta, ambos em 0 a 0.

Nesta quarta-feira, a vítima gremista foi o Atlético-GO. No Olímpico praticamente lotado por 46 mil pessoas, o time gaúcho resolveu o jogo em 20 min e, com show de Elano, venceu a partida por 2 a 1. Mesmo com o bom resultado, o comandante de campo ainda viu pontos a melhorar.

"Começamos a defender demais o resultado de 2 a 1. Faltou jogar bola. Tínhamos que ter tranquilidade, o terceiro gol sairia naturalmente. Estávamos vencendo, e no fim do jogo levamos três contra-ataques. Como que um time que está na frente, acabando o jogo, leva contra-ataque? Isso é um ensinamento. Precisamos ter mais calma", salientou Luxa.

Os jogadores do Grêmio se reapresentam nesta quinta-feira. O próximo compromisso será diante do Corinthians, no sábado, às 21h, no Pacaembu. Kleber Gladiador volta após cumprir suspensão.