Topo

Grêmio simula o Corinthians em treino e alerta para bola parada e capacidade tática

Kleber Gladiador volta ao time do Grêmio após cumprir suspensão automática -  Wesley Santos/PressDigital
Kleber Gladiador volta ao time do Grêmio após cumprir suspensão automática Imagem: Wesley Santos/PressDigital

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

08/09/2012 11h28

Na sexta-feira, véspera do confronto entre Grêmio e Corinthians, Vanderlei Luxemburgo trocou o tradicional recreativo por 10 minutos de trabalho de posicionamento. Colocou o time reserva com dois atacantes abertos e um centralizado, conversou muito e parou a atividade uma série de vezes. A meta era simular o Corinthians, que segundo o técnico tem na tática e na bola parada suas principais capacidades.

Luxa mexia com os braços, mostrava triangulações dos jogadores da frente, apontava, gritava, tudo para evitar qualquer surpresa de seu sistema defensivo no jogo deste sábado.

"O jogo é decisivo, como todos no Brasileirão. Peguei 10 minutos para fazer isso. Se eu desse um dois toques ou recreativo levaria 25. Mostrei como é o time deles, a bola parada que é uma das boas armas, o posicionamento. A equipe é muito bem treinada pelo Tite e tem uma regularidade impressionante. O Corinthians nunca se desfaz taticamente e trabalhamos em cima disso", explicou Luxemburgo.

Mesmo que o time do Parque São Jorge não dispute diretamente o título brasileiro - pois está em 12º com 28 pontos - Luxa acredita que os campeões da Libertadores tenham muito potencial de crescimento na competição.

"O Corinthians é um time grande, será um duelo em que tudo pode acontecer. Sempre que dois times grandes se enfrentam é assim, um clássico, jogo difícil", resumiu.

Corinthians e Grêmio se enfrentam neste sábado às 21h no Pacaembu. Em caso de vitória gremista, o time gaúcho assume a liderança do Brasileirão pelo menos até domingo, quando jogam Atlético-MG [contra o Palmeiras] e Fluminense [diante do Internacional].