Topo

Grêmio perde Zé Roberto pela 1ª vez no Brasileiro e busca organizador substituto

Zé Roberto desfalca o Grêmio pela primeira vez no Brasileirão contra o Náutico na próxima quinta-feira - Fernando Donasci/UOL
Zé Roberto desfalca o Grêmio pela primeira vez no Brasileirão contra o Náutico na próxima quinta-feira Imagem: Fernando Donasci/UOL

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

10/09/2012 14h50

Quando contratado, Zé Roberto causava dúvidas na torcida do Grêmio pela elevada idade. Com 38 anos, o meia poderia não atuar regularmente, necessitando mais descanso que seus companheiros. No entanto, provou exatamente o contrário e na próxima quinta-feira desfalcará o time pela primeira vez no Brasileiro. Suspenso, ele fará Vanderlei Luxemburgo buscar um organizador para o substituir no meio-campo.

Zé estreou pelo time gaúcho no dia 1º de julho, contra o Atlético-MG, pela 7ª rodada. Desde então atuou em todos os compromissos pelo nacional, até a 23ª, no último sábado, diante do Corinthians.

O retrospecto é amplamente positivo. Com o camisa 10 em campo foram 17 jogos, com 10 vitórias, 2 empates e 5 derrotas, aproveitamento de 62%. Em 12 jogos, o experiente armador atuou durante a partida completa, reforçando a boa condição física.

No entanto, após ele mesmo admitir que deveria tomar cuidado com as características do futebol brasileiro - já que vinha de muito tempo atuando no exterior - recebeu o terceiro cartão amarelo e desfalca a equipe no jogo da 24ª rodada, contra o Náutico, na quinta-feira, às 21h.

Para solucionar tal problema, o técnico Vanderlei Luxemburgo deve utilizar Marquinhos, que vem entrando nas partidas regularmente e é primeira opção para armação de jogadas. Mesmo sendo destro, o ex-jogador do Avaí atuará pela esquerda e, ao lado de Elano, será responsável por abastecer Kleber e Marcelo Moreno.

Os jogadores do Grêmio se reapresentam nesta segunda-feira. O time gaúcho ficou para trás dos líderes do nacional com a conclusão da rodada. Após falhar em duas chances de assumir o primeiro lugar, os gremistas viram Fluminense e Atlético-MG vencerem seus jogos. A diferença cresceu para seis pontos em relação ao Flu e quatro para os mineiros.