Topo

Grêmio troca assunto 'disputa por título' por valorização de vaga na Libertadores

Luxemburgo acredita que falar em título possa desvalorizar a vaga na Libertadores - Wesley Santos/Pressdigital
Luxemburgo acredita que falar em título possa desvalorizar a vaga na Libertadores Imagem: Wesley Santos/Pressdigital

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

13/09/2012 06h00

Durante todo o Brasileiro, o assunto mais tratado pelo Grêmio foi a meta principal do time. A disputa pelo título surgia sempre que ocorria uma vitória. Em tropeços, era a vez de valorizar da vaga na Libertadores. Garantido em 3º, o time gaúcho volta a valorizar a participação na competição contintental em 2013.

Grêmio pega o Náutico no estádio Olímpico

  • Para evitar que a eleição presidencial influencie em campo, o Grêmio recebe o Náutico nesta quinta

Até porque será o primeiro ano da Arena. Desde o discurso de abertura de temporada, os diretores do clube tricolor sempre disseram que, independente de conquistar ou não títulos, a disputa da Libertadores no primeiro ano da Arena era obrigação. O novo estádio será inaugurado em dezembro e tudo se encaminha para receber os esperados jogos continentais.

Para isso há duas alternativas, e ambas seguem bastante vivas. A primeira é o Brasileirão e o Grêmio ocupa o terceiro lugar, sem chance de mudar de posição ao fim da rodada. Independente do que acontecer na Sul-Americana [caso o campeão seja brasileiro uma das vagas na Libertadores via Brasileirão será cancelada] o posto garante vaga direta.

Além disso, o time treinado por Vanderlei Luxemburgo avançou na Sul-Americana e enfrenta na próxima fase Cobreloa-CHI ou Barcelona-EQU.

"Se fala muito em disputa de título ou Libertadores. Nunca falamos em título. Não podemos dar ao torcedor uma expectativa diferente do que temos hoje. Se falarmos muito no título, daqui a pouco a vaga para Libertadores fica desvalorizada. Estamos no nosso objetivo inicial", disse o treinador gremista.

Nesta quinta-feira, o adversário será o Náutico, no estádio Olímpico, às 21h. O time gaúcho contará com os retornos de Anderson Pico e Marcelo Moreno. Com a vitória do Fluminense, o Grêmio entra em campo a 9 pontos de distância do primeiro colocado.