Topo

R. Silva é regularizado e pode voltar a jogar pelo Vasco após imbróglio com chineses

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/09/2012 15h14

A espera foi longa, mas terminou com final feliz. Nesta sexta-feira, o zagueiro Renato Silva foi regularizado na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e pode voltar a atuar pelo Vasco após 75 dias devido ao imbróglio com os chineses do Shandong Luneng durante a renovação de contrato com o Cruzmaltino. O jogador está liberado para integrar o time na partida contra o Cruzeiro, domingo, às 16h, em Varginha, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O caso só foi solucionado após o zagueiro entrar com uma petição na Fifa contra o clube chinês. Em julho, Renato Silva chegou a passar uma semana na China negociando a liberação junto aos dirigentes. A situação estacionou, pois o clube exigiu uma quantia pela transação. Porém, no acordo inicial, os chineses aceitaram liberá-lo gratuitamente por antecipação, mas exigiram receber a metade em caso de uma transferência até dezembro de 2014.

Como o Shandong Luneng não cumpriu o combinado, Vasco e jogador optaram por recorrer ao processo em uma esfera superior. Nos últimos dias, Renato Silva mostrava-se ansioso por uma definição. Com a situação resolvida, o atleta poderá cumprir normalmente o seu contrato até dezembro de 2014.

Sem jogar e com Rodolfo lesionado, Renato Silva viu o zagueiro Douglas assumir a condição de titular e formar a dupla com Dedé. Agora, pode retomar o posto caso seja a opção do técnico Marcelo Oliveira. A última partida do camisa 33 foi no dia 30 de junho, na vitória por 3 a 2 sobre a Ponte Preta.