Topo

Grêmio parte para retiro e série de jogos fora de casa que pode definir rumo do time

O Grêmio terá dois jogos em série longe de Porto Alegre e indicará rumo no Brasileiro - LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
O Grêmio terá dois jogos em série longe de Porto Alegre e indicará rumo no Brasileiro Imagem: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

16/09/2012 06h01

O Grêmio deixou Porto Alegre no sábado após celebrar muito os 109 anos do clube. Mas toda festa passou longe do grupo de jogadores. Desgastados pela temporada puxada, os atletas rumaram ao Rio, onde terão o primeiro de uma série de jogos decisivos. Permanecendo fora por 12 dias, a equipe pode definir rumos no Brasileiro e na Sul-Americana com os compromissos distante da torcida.

Abraço, despedida e festa de aniversário

  • Um público digno de jogo decisivo. Assim foi o pátio do estádio Olímpico na manhã deste sábado, data em que o Grêmio comemorou 109 anos. Uma grande festa com carinho todo especial ao estádio, que será substituído pela Arena em dezembro, foi ponto alto das celebrações. Mais de 10 mil pessoas estiveram presentes. Escola de samba, música tradicionalista e os cânticos de jogo ditaram o clima em uma despedida de agradecimento ao Velho Casarão, que recebeu um belo abraço ao fim de tudo.

O primeiro jogo será neste domingo, às 18h30, contra o Flamengo, no Engenhão. Depois o oponente será o Atlético-MG, em Belo Horizonte. Posteriormente a viagem será mais longa, para enfrentar Cobreloa-CHI ou Barcelona-EQU pela Sul-Americana.

Entre um jogo e outro, o elenco permanecerá em 'retiro'. Atibaia-SP foi escolhida novamente para receber o elenco em momento de priorizar o descanso.

"Se for falar profissionalmente, é muito bom ficar longe. O Vanderlei [Luxemburgo] sabe o que faz. Vai nos levar para um momento de descanso e completamente nosso. Será importante. Poderemos nos recuperar, nos alimentar certo, tudo isso... Claro que ninguém gosta de ficar longe da família, mas se for por uma boa causa surtirá efeito", opinou o volante Souza.

A estratégia de manter o elenco concentrado em São Paulo, também, visa evitar o desgaste de viagens. A ida de um aeroporto a outro e retorno após jogo acaba atrapalhando o período de recuperação dos atletas.

No Brasileiro, o primeiro jogo pode - inicialmente - não fazer muita diferença na classificação. Vencendo ou perdendo o Grêmio não deixa o terceiro lugar. No entanto, o duelo com o Atlético-MG pode dizer o que realmente será esperado até o final do ano.

Em caso de vitória gremista, combinada com tropeço atleticano nesta rodada diminui a distância em relação aos mineiros e pode dar tom decisivo ao encontro entre ambos no estádio Independência.

Já pela Sul-Americana, a partida será inédita pois o Grêmio jamais havia passado da primeira fase do torneio. No Chile ou no Equador, o caminho alternativo para próxima Libertadores seguirá aberto.

Ou seja, vencendo os jogos no Brasileirão, a disputa por título volta a ser assunto no Olímpico. Perdendo, vaga na Libertadores se torna alvo máximo, e para isso o time azul, branco e preto conta com duas alternativas: o nacional e a Sul-Americana.

Para o jogo diante do Fla, o Grêmio não contará com Fernando. Léo Gago e Vilson disputam lugar no time. A provável escalação é: Marcelo Grohe; Pará, Gilberto Silva, Werley e Anderson Pico; Vilson (Léo Gago), Souza, Elano e Zé Roberto; Kleber e Marcelo Moreno.