Topo

Grêmio arma reforço psicológico para encarar 'caldeirão' do Independência sem medo

Gilberto Silva chega a comparar Independência com estádios da Inglaterra por tamanho - Divulgação/Grêmio
Gilberto Silva chega a comparar Independência com estádios da Inglaterra por tamanho Imagem: Divulgação/Grêmio

Do UOL, em Porto Alegre

22/09/2012 06h00

As dimensões menores do gramado, a proximidade das arquibancadas do Independência, mas principalmente o time do Atlético-MG, farão o Grêmio ter um ingrediente novo na sua preparação para a 26ª rodada. Vanderlei Luxemburgo fala em reforço psicológico e Gilberto Silva define como atenção extra.

  • Raio-X de Atlético-MG e Grêmio: escalações, números e personagens do jogo da 26ª rodada

“A dimensão do campo lá é de 98 por 68. É pequeno. Por isso que eles conseguem essa pressão. Não é que se vá defender, é uma recomposição mais rápida do time. É uma preocupação. Lá é um caldeirãozinho. O jogo tem muito contato. Tem que preparar um emocional, psicológico para isso”, disse Luxemburgo.

O que Luxa esqueceu é que atuar no Independência reformado, mais acanhado, não será novidade para o Grêmio. Na 9ª rodada, o time gaúcho venceu o Cruzeiro no mesmo palco de seu compromisso deste final de semana. O detalhe que passou batido deu margem para treinos específicos contra a pressão. Em Atibaia, o elenco tricolor foi alertado sobre a velocidade de Bernard e Danilinho. E as jogadas pelos flancos.

“Temos que estar atentos a cada minuto. Qualquer chutão vira contra-ataque. Eles têm jogadores rápidos, o Ronaldo que é um grande passador”, comentou o camisa três. “O jogo fica bem mais rápido. Um pouco parecido com os estádios ingleses. O gramado deixa as jogadas mais rápidas mesmo”, acrescentou.

O reforço emocional e psicológico foi feito durante os cinco dias em que a delegação do Grêmio esteve em um luxuoso hotel do interior paulista. No período, Vanderlei Luxemburgo confirmou time com força máxima, com a volta de Fernando da seleção.

Dono de 48 pontos, dependendo de uma vitória simples para ultrapassar o Atlético-MG e se tornar vice-líder, o Grêmio deve entrar em campo com: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Gilberto Silva e Anderson Pico; Fernando, Souza, Zé Roberto e Elano; Kleber e Marcelo Moreno.