Topo

Luxemburgo não descarta poupar jogadores desgastados fisicamente contra o Santos

O meia Elano, que foi substituído por Marquinhos contra o Barcelona-EQU, pode ser preservado - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
O meia Elano, que foi substituído por Marquinhos contra o Barcelona-EQU, pode ser preservado Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Do UOL, em Porto Alegre

27/09/2012 13h33

A derrota do Atlético-MG para o Flamengo, na última quarta-feira, deixa o clube mineiro a três pontos do Grêmio no Campeonato Brasileiro e, como o foco do tricolor gaúcho é se aproximar do líder Fluminense, dificilmente o técnico Vanderlei Luxemburgo irá poupar titulares na partida contra o Santos. Porém, o treinador deixa em aberto à possibilidade de preservar jogadores desgastados fisicamente no domingo para não perder peças importantes para a sequência do nacional.

“Vou botar um ‘pijama training’ no grupo. Até pedi para os jogadores evitarem excessos. Vamos tentar recuperar e nos sacrificar neste momento. O pessoal está bastante cansado. Eu até cogito, quem estiver cansado mesmo, tirar da equipe para o próximo jogo", declarou Luxemburgo após a vitória no Equador.

O jogo do Grêmio contra o Santos, no domingo, às 18h30, no estádio Olímpico, será o oitavo do clube gaúcho nos 30 dias de setembro e o desgaste físico pela longa sequência de partida usando força máxima preocupa. Julho e agosto tiveram o mesmo número de partidas e a estratégia de retirar um ou dois jogadores extenuados pelo esforço também foi utilizada com bom resultado. Em 23 compromissos, foram 13 vitórias, quatro empates e seis derrotas.

Para complicar ainda mais a vida do elenco gremista, o voo de retorno de Guayaquil para Porto Alegre que deveria iniciar o deslocamento às 4h (horário de Brasília) e tinha previsão de desembarque às 10h atrasou. O avião decolou do Equador próximo das 8h e chegará a capital do Rio Grande do Sul na tarde desta quinta-feira.

O elenco gremista volta a ter atividades na sexta-feira, às 10h, no estádio Olímpico. Na oportunidade o grupo será reavaliado e Vanderlei Luxemburgo terá ainda o treino de sábado, às 11h, para definir o time que jogará contra o Santos. Faltando 12 rodadas para o fim do Brasileiro, o Grêmio é o terceiro colocado com 49 pontos a sete pontos do líder Fluminense.