Topo

Grêmio quer "esquecer" Sul-Americana e concentrar em série "decisiva" em casa

Gilberto Silva crê que o Grêmio precisa vencer os próximos quatro jogos para seguir na luta pelo título - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Gilberto Silva crê que o Grêmio precisa vencer os próximos quatro jogos para seguir na luta pelo título Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Do UOL, em Porto Alegre

28/09/2012 06h04

Os jogadores do Grêmio acreditam que os próximos quatro jogos serão decisivos para o futuro do clube na luta pelo título do Campeonato Brasileiro. Depois de passar quase duas semanas fora de Porto Alegre, o tricolor gaúcho iniciará no domingo contra o Santos uma série de três confrontos em casa e um compromisso contra o Sport, em Recife. Restando 12 jogos para o fim do nacional, o objetivo é somar 12 pontos para tentar encostar ou superar o líder Fluminense.

“Essa sequência será super importante. Dentro do que nós projetamos desde o início da competição, somar esses pontos no Olímpico será fundamental. Precisamos manter a série, pois a cada jogo vai ser mais difícil. Pela competição em si e pelos adversários que teremos. Precisamos preparar o lado psicológico, pois até o final a tensão vai ser muito grande”, afirmou o zagueiro Gilberto Silva.

Nas 26 rodadas disputadas até agora, 12 foram no Olímpico e o Grêmio vence 10. Perdeu em casa para o Atlético-MG e Portuguesa. Dos 49 pontos obtidos, 30 foram conquistados diante da sua fanática torcida. Os comandados de Vanderlei Luxemburgo ainda venceram Internacional, São Paulo, Botafogo, Cruzeiro e Atlético-GO fora dos seus domínios.

Apesar de o Santos ocupar a 12ª colocação com 33 pontos, o respeito com o adversário é grande no Grêmio e com motivos. O clube paulista é um dos sete que venceu o tricolor no campeonato e a equipe que mais marcou gols no time gaúcho na temporada 2012. Na Vila Belmiro, fez 4 a 2.

“A gente sabe da qualidade que tem o Santos, apesar de não estarem tão bem no Brasileiro. Sabemos que será difícil porque eles estão correndo riscos por estarem lá embaixo [na tabela de classificação]... Lógico que eu não acredito que eles vão cair, mas matematicamente ainda existe o risco. Então, acredito que eles vão vir para jogar com força e para vencer. Temos que estar preparados”, afirmou Kleber.

O grupo gremista retoma os treinamentos a partir das 16h desta sexta-feira no estádio Olímpico. A tendência é que os jogadores que atuaram no Equador realizem apenas uma atividade regenerativa, já que o desgaste dos jogadores é grande. Após 26 rodadas, o Grêmio é o terceiro colocado, a três pontos do Atlético e a sete do líder Fluminense. O segundo jogo contra o Barcelona-EQU ocorre no dia 24 de outubro, às 21h, em Porto Alegre.