Topo

Grêmio ignora baixas e considera próximos 6 jogos os mais importantes do Brasileiro

Vanderlei Luxemburgo vê sequência decisiva nos jogos do Grêmio pelo Brasileirão - Leandro Moraes/UOL
Vanderlei Luxemburgo vê sequência decisiva nos jogos do Grêmio pelo Brasileirão Imagem: Leandro Moraes/UOL

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

29/09/2012 06h02

Um campeonato de pontos corridos não tem decisão. No entanto, o Grêmio já constatou qual a parte mais importante do Brasileiro: os próximos seis jogos. Para o técnico Vanderlei Luxemburgo, serão os duelos que seguem que mostrarão qual a disputa gremista. Pensando nisso, o comandante de campo evita pensar nos desfalques de Marcelo Moreno e Fernando e prefere comemorar o elenco quase completo.

GRÊMIO ENCARA O SANTOS NO OLÍMPICO

  • Grêmio e Santos jogam às 18h30, pela 27ª rodada do Brasileiro; time gaúcho tenta conter Neymar

Os duelos serão quatro em casa: contra Santos, Cruzeiro, Botafogo e Coritiba, e dois fora: diante de Fluminense e Sport. Os seis encontros significam exatamente a metade dos jogos que ainda precisam ser disputados no certame nacional.

"Vamos pensar jogo a jogo. Não quero projetar lá na frente porque pode atrapalhar o que tenho agora. Desde que passou o jogo da Sul-Americana, eu fiz a projeção que considero mais importante do campeonato. Os próximos seis jogos são quatro em casa e dois fora, eles vão dizer o que podemos fazer. Fizemos um planejamento para estes jogos. É a fase mais importante para buscarmos algo na competição", disse o técnico Vanderlei Luxemburgo.

Luxa quer evitar pensar no futuro porque logo em seguida perderá seu artilheiro e o principal marcador do meio-campo. Marcelo Moreno, convocado pela seleção da Bolívia, e Fernando, chamado pela brasileira, perderão três dos seis jogos considerados fundamentais no time do Olímpico.

"Não quero ficar tratando do futuro, simplesmente isso. Não podemos tirar o foco do jogo contra o Santos, que é o mais importante no momento. Não adianta de nada pensar na frente se não fizermos nossa parte agora", completou Luxa.

E ideia gremista é passar pelo Santos empurrado pela torcida. Dos 18 mil ingressos colocados à venda, 15 mil foram comercializados antecipadamente. Em caso de vitória, o time gaúcho pode acabar a rodada em segundo. Na pior das hipóteses permanece em terceiro.

"Estamos trabalhando com nosso percentual, sem pensar no Atlético-MG, no Fluminense, ou em quem quer que seja. Não adianta. Só penso nos cálculos que nos darão, ao menos, a Libertadores", finalizou Luxa.

Grêmio e Santos se enfrentam neste domingo, às 18h30, no Olímpico. O time tricolor treina na manhã deste sábado para o jogo.