Topo

Com dois pontos nos últimos 18, Cruzeiro se afasta do G4, mas corre riscos mínimos de queda

Borges erra cobrança de pênalti contra Inter e Cruzeiro chega ao 6º jogo sem triunfo - Preview.com
Borges erra cobrança de pênalti contra Inter e Cruzeiro chega ao 6º jogo sem triunfo Imagem: Preview.com

Do UOL, em Belo Horizonte

02/10/2012 06h01

A sequência de seis partidas consecutivas sem vitória deixou o Cruzeiro com chances desprezíveis de alcançar o objetivo traçado no começo do Campeonato Brasileiro: conquistar a vaga na Libertadores. Porém, por ter criado uma “gordura” no primeiro turno e apesar de estar há nove pontos da zona do rebaixamento, o time também corre poucos riscos de cair para a Série B.

Possível retorno de Alex cria expectativa na Toca da Raposa: "Cairia como uma luva"

  • Murad Sezer/Reuters

    A rescisão de contrato do armador Alex com o Fenerbahce nesta segunda-feira e seu possível retorno ao futebol brasileiro criou expectativa não apenas na torcida, mas na Toca da Raposa. Um dos interessados em contar com o habilidoso meia, que comandou a conquista da tríplice coroa em 2003, o Cruzeiro manifestou recentemente o desejo de recontratar o jogador para 2013.

Segundo o site Chance de Gol, o time celeste tem 1,7% de chances de ser rebaixado, enquanto a possibilidade de conquistar a sonhada vaga na Libertadores é quase inexistente: 0,1%. Já o departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas (UFMG) é mais pessimista em relação às chances de rebaixamento: 4,7%.

Em relação à vaga na Libertadores, por meio do site Probabilidades no Futebol, o Departamento de Matemática afirma que o Cruzeiro tem 1,2% de possibilidade. O fato deixa como “consolo” uma provável vaga na Copa Sul-Americana. Segundo os matemáticos da UFMG, a equipe mineira tem 74,1% de chances de conquistar uma posição na competição continental.

“Acho que os dois fatores (briga pelo G4 e contra rebaixamento) são preocupantes. A gente não queria se distanciar do grupo que está lá na frente, nem ficar próximo do grupo que está atrás. Acho que o que tinha para queimar já tinha. Se derrapar mais uma vez vai cair na tabela”, afirmou Leandro Guerreiro.

Dos 18 últimos pontos disputados, o Cruzeiro conquistou dois (empates com Vasco e Internacional). A equipe perdeu para Botafogo, Sport, Figueirense e São Paulo. Os maus resultados distanciaram o time 11 pontos do Vasco, primeiro do G4, e deixaram a nove do Sport, primeiro na zona do rebaixamento.

A situação da equipe só não é mais complicada porque o Cruzeiro criou uma “gordura” no primeiro turno, conquistando 28 pontos e terminando na sétima colocação. No returno, foram oito pontos conquistados em 24 possíveis. O time faz a quinta pior campanha do segundo turno.

A pressão sobre o técnico Celso Roth aumenta, isso porque o Cruzeiro teme repetir a mesma campanha do ano passado, quando lutou contra o rebaixamento até a última rodada. O treinador afirma que o time evoluiu nas últimas três rodadas, mas que por causa de erros da arbitragem e falhas individuais não conseguiu a vitória. A chance de voltar a vencer é contra o Grêmio, no próximo sábado, às 18h30, no Olímpico.