Topo

Melhor zagueiro do Brasileiro para Fred, Gum comemora fase mais especial da carreira

Gum (dir.) chegou ao Flu em 2009 e já disputou 160 partidas pelo time das Laranjeiras -  Caio Amy/Photocamera
Gum (dir.) chegou ao Flu em 2009 e já disputou 160 partidas pelo time das Laranjeiras Imagem: Caio Amy/Photocamera

Renan Rodrigues

Do UOL, no Rio de Janeiro

03/10/2012 14h52

Menos badalado do que o atacante Fred, o meia Deco ou o goleiro Diego Cavalieri, o zagueiro Gum vem sendo peça importante na campanha do Fluminense neste Campeonato Brasileiro. Tímido e religioso, o defensor superou um início de temporada conturbado, recuperando-se de lesão na coxa, onde era a última opção da zaga. Titular absoluto da defesa menos vazada da competição, com 18 gols sofridos, Gum diz que está vivendo a melhor fase da carreira.

"Acho realmente que é minha melhor fase como jogador profissional, com certeza. Até pela experiência que acumulei com os anos que passaram, a tranquilidade aumenta, você vai aprendendo mais e estou bem preparado fisicamente. Fico feliz de estar podendo ajudar o Fluminense. Estando bem ali atrás nesses clássicos, que vão decidir o campeonato, a chance de êxito é maior", disse o zagueiro de 26 anos.

'NOVO THIAGO SILVA' ZAGUEIRO PODE TERMINAR 2012 SEM JOGAR PELO FLU

  • Dhavid Normando/Photocamera

    Ele já foi chamado de 'diamante' e comparado ao zagueiro Thiago Silva, do PSG, pelo técnico Abel Braga. Conquistou a vaga de titular no Fluminense na reta final de 2011, quando o time carioca conseguiu se classificar à Copa Libertadores, e tem aproveitamento de 70% nos jogos que disputou. É conhecido como 'Super-homem' pela impulsão, força e velocidade impressionantes, mas apesar das boas recomendações, o defensor Elivélton pode terminar 2012 sem disputar nenhum jogo oficial pelo Fluminense.

Na última terça-feira, Gum recebeu elogios do atacante Fred, que apontou o defensor como melhor do Campeonato Brasileiro até agora. Feliz com os as palavras do companheiro, o defensor relembrou os momentos de dificuldade nesta temporada e disse que espera manter o desempenho para que possa ser reconhecido no final do torneio.

"Receber um elogio de um jogador como ele, de seleção, é muito gratificante. Ele tem visto o meu trabalho aqui no Fluminense não é de hoje. Em 2010 fomos campeões com a defesa menos vazada e esse ano mais uma vez o objetivo é esse", disse o zagueiro, que completou.

"Depois que voltei de lesão, quando estava como última opção para a defesa, disse que trabalharia muito para voltar jogando melhor do que antes, e trabalhei. As coisas estão sendo bem feitas, a amizade e confiança dos companheiros aqui é muito grande e os resultados estão aparecendo", encerrou Gum.

O zagueiro e o Fluminense volta a campo no próximo sábado, às 18h30, no Engenhão, contra o Botafogo. O time das Laranjeiras lidera o Campeonato Brasileiro com 59 pontos, seis acima do Atlético-MG, segundo colocado.