Topo

Jogadores do Grêmio usam família para recuperar energias após maratona de dois meses

Semana e treinamentos em Porto Alegre anima elenco do Grêmio por tempo em família - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Semana e treinamentos em Porto Alegre anima elenco do Grêmio por tempo em família Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

04/10/2012 06h02

A última vez que o Grêmio teve uma semana de trabalhos no Olímpico foi no início de julho. Desde então, jogos quarta e domingo ou momentos de trabalho longe de casa separaram os atletas do convívio familiar. Nesta semana, porém, o carinho estará mais próximo do elenco azul. E a receita para recuperar as energias é aproveitar ao máximo o convívio de casa.

GREMISTAS DE VOLTA AO PASSADO

  • Souza, Werley e Zé Roberto com suas esposas tiraram foto estilizada em visita à serra gaúcha

A rotina foi dura para o time gaúcho. Somente entre as partidas contra Santos e Cruzeiro, ainda pelo primeiro turno, que houve uma semana livre em casa. Depois, na ocasião em que os jogos repetidos não atrapalharam, Vanderlei Luxemburgo optou por levar o elenco a Atibaia-SP e evitou o convívio familiar.

Mas o quadro é outro agora. A ideia dos atletas é aproveitar o tempo com os familiares e assim recuperar as horas perdidas com trabalhos e jogos.

"Acho que é importante porque ficamos quase duas semanas seguidas fora. Tivemos viagens muito desgastantes. Para a gente, treinar aqui em casa será muito legal. Até porque daqui em diante não teremos mais paradas. Os treinos nos darão condições de aguentar isso. O mais importante é ficar com a família. Estar junto deles dá motivação para os jogos", disse Zé Roberto.

Os programas familiares já começaram no início da semana. Zé, por exemplo, visitou a serra gaúcha acompanhado de Souza e Werley, cada um com as respectivas esposas. No passeio por Gramado, eles, inclusive, tiraram uma foto estilizada, publicada pelo volante Souza na internet.

A receita familiar é o melhor programa também para Anderson Pico. Acompanhado pelo inseparável filho Pedro - que até participa de entrevistas coletivas com o pai - o lateral procurou aproveitar os minutos em casa.

"Todos os dias eu busco meu filho na escola, cuido dele. Mas estou focado no Grêmio e quero ajudar meu time. A minha família sabe muito bem disso. Tenho que me dedicar e mostrar meu bom futebol. No fim do ano terei férias e vou dar umas boas férias para ele, tranquilas, algo que não ocorreu nos últimos quatro anos", disse Anderson, lembrando as vezes em que acabava o ano sem jogar ou clube acertado para a temporada seguinte.

A ideia é que tal período de tranquilidade não se repita. Se o Grêmio seguir na Sul-Americana, as partidas quarta e domingo seguirão até o fim do ano. Mas a reclamação não existe, já que o título do torneio continental está dentro dos objetivos gremistas.

O Grêmio volta a campo neste sábado para enfrentar o Cruzeiro, no Olímpico. O jogo está marcado para as 18h30 e vale pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.