Topo

Para atingir meta, Grêmio precisa repetir o rendimento dos últimos jogos do 1º turno

Grêmio de Vanderlei Luxemburgo precisará fazer mais 24 pontos nos 33 que ainda estão em disputa - Lucas Uebel/AI Grêmio
Grêmio de Vanderlei Luxemburgo precisará fazer mais 24 pontos nos 33 que ainda estão em disputa Imagem: Lucas Uebel/AI Grêmio

Carmelito Bifano

Do UOL, em Porto Alegre

05/10/2012 06h02

A meta traçada pela comissão técnica e pelo grupo de jogadores do Grêmio é de obter 37 pontos no segundo turno e, para isso, precisará repetir a arrancada que teve a partir da nona rodada, justamente contra o Cruzeiro, em Minas Gerais. Nos 11 jogos seguintes, os comandados de Vanderlei Luxemburgo venceram oito jogos, empataram um e perderam dois.

Desta forma, o tricolor gaúcho saiu da sétima colocação e, com a vitória no Gre-Nal, do estádio Beira-Rio, na última rodada do turno, assumiu a terceira posição do Brasileiro. Local aonde vem se mantendo há nove rodadas. Apesar da estratégia de pensar jogo a jogo, obviamente, o principal objetivo é o título. Caso não seja possível, pelo rendimento apresentado pelo Fluminense, uma vaga para a Libertadores também será comemorada por todos.

“A equipe do Fluminense é muito consistente [líder com 59 pontos]. Demonstrou isso durante o campeonato. Temos que fazer o nosso papel. Depois vamos ver se eles vão tropeçar. É difícil uma equipe manter esse rendimento até o final. Eles estão conseguindo. Se eles mantiverem, dificilmente o título vai sair das mãos deles. Cabe a nós fazer o nosso papel e, se lá na frente, eles tropeçarem, estaremos brigando aqui”, afirmou o goleiro Marcelo Grohe.

Para chegar aos 37 pontos da meta será preciso somar 24 dos 33 pontos que o Grêmio ainda tem para disputar, pois nos oito primeiros compromissos do segundo turno fez 13. Por isso, a partida contra o Cruzeiro é considerada no estádio Olímpico como a primeira decisão de uma série de 11. No primeiro turno, contra os mesmos adversários, os comandados de Vanderlei Luxemburgo somaram 25 pontos. Com o mando invertido, o objetivo é repetir a arrancada e ter o mesmo desempenho para atingir os objetivos da temporada.

Confrontos da 2ª rodada

Mais jogos:
Bela do Grêmio
Bela do Coritiba
Bela do Grêmio
Bela do Coritiba

“O jogo com o Cruzeiro foi marcante, pois vínhamos de uma derrota dolorosa para o Santos, onde sofremos quatro gols na Vila. Ali começou a nossa arrancada. Foram quatro vitórias seguidas. Agora é um outro momento. Cada jogo é uma história. Vai ser extremamente difícil, pois o Cruzeiro tem uma equipe muito boa. Temos que somar o maior número de pontos. Se conseguir a arrancada do primeiro turno vamos estar brigando por coisa grande lá na frente”, declarou o goleiro.

A tendência é que Vanderlei Luxemburgo coloque em campo a seguinte equipe: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Naldo e Anderson Pico; Souza, Marco Antonio, Zé Roberto e Elano; Kleber e Marcelo Moreno. A partir das 11h ocorre o último treino. O jogo contra o Cruzeiro está marcado para sábado, às 18h30, no estádio Olímpico.