Topo

Dátolo ganha nova chance para recuperar moral e criar 'sombra' em D'Alessandro

Gringo tem oportunidade para ganhar confiança do técnico e cavar lugar no time titular - LUCAS UEBEL / PREVIEW.COM
Gringo tem oportunidade para ganhar confiança do técnico e cavar lugar no time titular Imagem: LUCAS UEBEL / PREVIEW.COM

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

06/10/2012 10h02

O meia Dátolo voltará a atuar pelo Internacional depois de quatro jogos no ostracismo. Após quase 30 dias sobrando até do banco de reservas – em virtude do excesso de estrangeiros. A partida contra o Santos, às 16h20min deste sábado, é uma chance para o gringo ganhar outra vez a confiança de Fernandão e, também, criar uma ‘sombra’ em D’Alessandro.

  • Santos e Internacional se enfrentam neste sábado; confira escalações, números e os personagens

Capitão, ídolo da torcida e referência técnica, D’Ale vive um ano recheado de lesões. A presença dele no departamento médico virou rotina. Por consequência, o posto de titular incostestável ganhou alguns arranhões. Se Dátolo der conta do recado na Vila Belmiro, o status do compatriota pode rachar de vez.

“O Dátolo tem a oportunidade de ter uma sequência que ainda não conseguiu no Brasileirão. Primeiro pela lesão no púbis e depois pela chegada de mais um, o Forlán. Isso fez ele perder um pouco de espaço. Gosto do futebol dele”, afirmou Fernandão.

O técnico chegou, em algumas entrevistas, a dar indiretas muito sutis ao camisa 23 em virtude de sua reação as dores musculares. A sequência de jogos. Mais recentemente, Fernandão e Dátolo tiveram um pequeno bate-boca durante um treino tático. Episódios que abalaram um pouco a relação, mas que podem acabar sepultados pelo argentino.

“Ele ficou consciente do momento, esperou o momento, a chance, dele. Jogou e fez um grande Campeonato Gaúcho. Ficou quase dois meses parado pela lesão do púbis, mas ele está ciente de tudo. Sabe que vamos ter convocações, lesões. Ele está consciente”, disse o técnico ao ser questionado sobre a reação do meio ao limite de estrangeiros.

Dátolo foi contratado pelo Internacional no começo desta temporada – com influência direta de Fernandão nas trativas junto ao Espanyol. Estreou marcando gol em Gre-Nal e caiu nas graças da torcida. Foi eleito o craque do Gauchão, mas precisou encarar uma cirurgia na região do púbis logo depois.

A chegada de Diego Forlán prejudicou mais ainda sua retomada na hierarquia dos gringos. Após ficar de fora do jogo contra o Cruzeiro, ele desabafou e se dissse frustrado por não ser utilizado. A nova chance vai arrefecer esta decepção. Dátolo marcou 10 gols e deu três assistências em 26 partidas pelo Colorado.