Topo

Grêmio sofre com desfalques e pode perder expoentes do time em hora decisiva

Ameaçado por desfalques, Grêmio terá que mostrar força do elenco no Brasileiro - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Ameaçado por desfalques, Grêmio terá que mostrar força do elenco no Brasileiro Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

07/10/2012 06h00

O Grêmio venceu o Cruzeiro por 2 a 1 no sábado. Ao somar mais três pontos, o time gaúcho manteve a mesma distância em relação aos adversários diretos, que também venceram. Paras as próximas três rodadas, no entanto, a perspectiva é de desfalques. Além das seleções, lesões e chance de jogadores suspensos assustam a equipe do Olímpico.

São dois desfalques certos. Marcelo Moreno serve à seleção boliviana e forçou o terceiro cartão amarelo para voltar com a 'ficha limpa'. Além dele, Fernando estará com a seleção brasileira nos amistosos contra Iraque e Japão.

Mas as notícias do departamento médico não são nada boas. Gilberto Silva tem um edema muscular na coxa direita, já ficou fora contra o Cruzeiro e pode perder mais, ao menos, um jogo. Ele será reavaliado no início da semana.

Ainda durante a partida diante dos mineiros, mais duas notícias ruins. Elano deixou o time aos 10 minutos do primeiro tempo. Fortes dores no adutor da coxa direita o incomodavam e forçaram a saída. Zé Roberto tem quadro semelhante e acabou deixando o time no intervalo de jogo. Zé até poderia seguir, mas foi poupado.

"Para cuidar isso aí na sequência de jogos só com 'pijama training'. Vou botar eles [jogadores] para dormir. Senão não irão aguentar a sequência de jogos. Vamos deixar eles descansarem bem e ver o que podemos fazer no início da semana", disse o técnico Vanderlei Luxemburgo.

Os próximos jogos serão contra Sport, na quinta-feira, às 21h, em Pernambuco, Botafogo, dia 14, às 18h30, no Olímpico, e Fluminense, no dia 17, às 19h30, no Rio. Expoentes técnicos e de experiência do time têm presenças ameaçadas e será a hora de fazer valer a força do elenco.

Não bastasse todos que já estão fora ou ameaçados, o número de jogadores pendurados com dois amarelos segue alto. Agora são seis que se receberam não podem atuar no jogo seguinte: Anderson Pico, Elano, Kleber, Marcelo Grohe, Naldo e Zé Roberto.

A reapresentação dos atletas do time gremista ocorre na segunda-feira. Tão logo eles cheguem ao Olímpico, as avaliações médicas iniciam.