Topo

Fluminense tem 99,9% de chances de ir à Libertadores e já molda elenco para 2013

Base do time titular do Fluminense será mantida para a Copa Libertadores de 2013 - Nelson Perez/Site Oficial do Fluminense
Base do time titular do Fluminense será mantida para a Copa Libertadores de 2013 Imagem: Nelson Perez/Site Oficial do Fluminense

Renan Rodrigues

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/10/2012 06h00

A cabeça dos jogadores e da comissão técnica do Fluminense está voltada apenas para a disputa do título do Campeonato Brasileiro desta temporada. Porém, a campanha 'anormal' do time carioca, como descreveu o técnico Abel Braga, faz com que um dos objetivos para 2013 esteja praticamente garantido. Segundo o site Chance de Gol, o time das Laranjeiras tem 99,99% de probabilidade de conquistar uma vaga à Copa Libertadores do próximo ano. Por isso, enquanto os atletas se preocupam apenas com o Nacional, a diretoria já molda o elenco e planeja a disputa do torneio internacional.

PRÉ-TEMPORADA DO FLU SERÁ EM ATIBAIA

  • Disputada por Grêmio e Vasco, a estrutura do hotel Bourbon, em Atibaia, no interior de São Paulo, servirá de palco para a preparação do Fluminense.

Em 2012, o Fluminense foi eliminado pelo Boca Juniors, vice-campeão, nas quartas de final, sofrendo um gol no último minuto. O desempenho, porém, foi analisado pelo departamento de futebol como positivo, com pequenos ajustes e correções para as futuras edições. Somado ao aproveitamento do time no Campeonato Brasileiro, a diretoria deve realizar poucas contratações e manter a mesma base titular de 2012. Do atual elenco, apenas um jogador tem contrato vencendo ao final deste ano: o volante Diguinho, que também deve renovar.

A manutenção do elenco é motivo de elogio do volante Edinho. Dos 11 jogadores considerados titulares nesta temporada, cinco estavam no elenco campeão brasileiro em 2010.

"Tudo mundo fala muito em planejamento e o Fluminense conseguiu formar um grupo forte usando jogadores que ficaram e outros que chegaram. Fortalece o elenco e a chance de ser campeão sempre aumenta. O mérito é do chefe, que vem treinando muito e tornando a equipe muito compacta”, disse o volante do tricolor.

TITULARES COM CONTRATOS RENOVADOS

  • Nenhum dos titulares do Fluminense terá seu contrato vencendo ao final desta temporada. Deco foi uma das principais renovações. O meio-campo acertou a prorrogação até o final do ano que vem.

A principal renovação nesta temporada foi do meia Deco, com contrato até o final de 2013 e prorrogável por mais um ano. O jogador atuou com mais regularidade em 2012 e é visto como peça fundamental para o time das Laranjeiras conquistar o torneio sul-americano pela primeira vez. Outra prorrogação que deve se concretizar ao final do ano é do técnico Abel Braga, que pediu para conversar com a diretoria apenas no final do Brasileirão. A continuidade de ‘Abelão’, porém, é dada como certa por dirigentes do clube.

Inicialmente, a diretoria deve procurar um lateral direito e um atacante. Apesar de ainda não falar abertamente sobre negociações para não desviar o foco do elenco, alguns nomes já foram sondados pelo Fluminense. As contratações, no entanto, só serão tratadas após o fim do Brasileiro, em reunião com o técnico Abel Braga. A estratégia de usar jovens das categorias de base, que revelou nomes como Marcos Junior, Wallace, Samuel e outros, prosseguirá. A maioria disputou partidas no torneio nacional e chegará com mais experiência para 2013.

Belas da Torcida

Mais jogos:
Bela do Fluminense
Bela do Bahia
Bela do Fluminense
Bela do Bahia

Pré-temporada e Maracanã
As datas ainda não foram confirmadas, mas o Fluminense já escolheu o local onde realizará a pré-temporada do ano que vem. As atividades serão realizadas no hotel Bourbon, em Atibaia. O complexo também era disputado por Grêmio e Vasco, mas o time das Laranjeiras foi mais rápido e conseguiu reservar a estrutura. A estratégia de realizar jogos-treinos e prolongar o período de preparação dos titulares em uma semana também deve se repetir, escalando os reservas nas primeiras rodadas do Carioca.

O palco das partidas do Fluminense é um dos poucos pontos de indefinição no projeto da diretoria. O Maracanã será reaberto, segundo o Governo do Rio, em fevereiro, mas a utilização do estádio ainda não foi definida. Um edital para a licitação deve ser divulgado ainda este mês e a tendência é de que apenas as partidas mais importantes do Campeonato Carioca e da Libertadores sejam disputados na arena, com o Engenhão como alternativa para os demais jogos.