Topo

Luxemburgo critica "preocupação" com Fluminense e exige foco total no Botafogo

Vanderlei Luxemburgo quer grupo concentrado em conquistar os três pontos no domingo - Leandro Moraes/UOL
Vanderlei Luxemburgo quer grupo concentrado em conquistar os três pontos no domingo Imagem: Leandro Moraes/UOL

Carmelito Bifano

Do UOL, em Porto Alegre *

14/10/2012 06h06

O técnico Vanderlei Luxemburgo aproveitou os últimos dias para colocar na cabeça dos jogadores do Grêmio a necessidade de manter o foco total no Botafogo, mesmo sendo o jogo anterior à decisão contra o líder Fluminense. Preocupado com a euforia de parte torcida com a conquista da segunda colocação do Brasileiro e com as opiniões dos comentaristas esportivos do Estado, o treinador fez questão de se reunir com os jogadores no sábado à tarde e fazer uma palestra de quase 40 minutos sobre o tema e outros assuntos.

Confrontos da 3ª rodada

Mais jogos:
Bela do Botafogo
Bela do Grêmio
Bela do Botafogo
Bela do Grêmio

“Vi, li e ouvi muitas pessoas falando que agora o Grêmio é quem preocupa o Fluminense. O jogo é Grêmio e Botafogo. Essa é a preocupação. O tropeço vem a partir do momento que você não trabalha a coisa que tem que ser trabalhada. A nossa preocupação é o Botafogo, o Fluminense passa a ser preocupação a partir de domingo à noite. Se você viver a expectativa forte de atuar todos os jogos como se fossem decisões, você avança. Se deixa lá para frente e esquece o que tem neste momento, a coisa complica”, declarou Luxemburgo.

Há exatamente 19 jogos, o que representa um turno do Brasileiro, o Grêmio assumiu a quarta vaga e desde então não deixou mais o G-4. Pelo contrário, nove rodadas depois conquistou o terceiro lugar e, contra o Sport, assumiu a vice-liderança. Mesmo com toda a motivação da torcida pelos seis jogos de invencibilidade e pela conquista da segunda colocação, o treinador exige concentração na partida contra o Botafogo para seguir na busca pelos 74 pontos planejados no início da competição.

“O adversário é o Botafogo e é um jogo decisivo para o Grêmio. Temos que respeitar o adversário pela sua grandeza. O resultado do primeiro turno [vitória de 1 a 0 para o clube gaúcho] não tem nada a ver com o jogo. Temos que nos preparar para um jogo decisivo e convocar o torcedor para que ele venha nos apoiar. Não me interessa o jogo do Fluminense, temos que focar com a importância devida de um jogo contra o Botafogo, em um momento importante da competição”, afirmou o treinador.

Apesar de Elano e Gilberto Silva terem participado do treino de sábado, os dois mais Marcelo Moreno e Fernando, servindo as seleções, estão fora da partida. A tendência é que Vanderlei Luxemburgo forme o Grêmio com: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Naldo e Anderson Pico; Souza, Marco Antonio, Leo Gago (Marquinhos) e Zé Roberto; Leandro e André Lima.

A partida ocorre neste domingo, às 18h30, no Olímpico. Após 29 rodadas, o Grêmio é o segundo com 56 pontos, nove a menos que o líder Fluminense. O adversário é o oitavo com 40.

* Atualizada às 10h