Topo

Grêmio antecipa viagem e mostra otimismo para pegar o Flu: "Já vencemos eles"

Vanderlei Luxemburgo lembra primeiro turno e acredita em vitória contra o Fluminense - Wesley Santos/Pressdigital
Vanderlei Luxemburgo lembra primeiro turno e acredita em vitória contra o Fluminense Imagem: Wesley Santos/Pressdigital

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

15/10/2012 06h01

O Grêmio quer esquecer o empate de domingo contra o Botafogo. Por isso, não dará tempo para explicações ou lamentações em demasia. Já nesta segunda-feira a delegação embarca para o Rio de Janeiro, onde na quarta o adversário será o líder Fluminense. Lembrando o primeiro turno, o time gaúcho mostra otimismo no duelo e diz 'saber' como vencer o Flu.


"Nós podemos ganhar lá [no Rio]. Foram duas derrotas que eles tiveram no campeonato, uma contra nós. Então, já vencemos eles. E o Atlético-GO também venceu. Não vejo problema em ganhar no Rio. Temos que buscar isso. Não é um divisor de águas na competição, pois temos planejamento e propostas. Mas é um confronto direto", disse Vanderlei Luxemburgo.

De fato, no primeiro turno do Brasileirão o Grêmio rompeu a invencibilidade do Fluminense ao fazer 1 a 0 em Porto Alegre. Na época, o time comandado por Abel Braga não era líder do nacional. Atualmente, porém, são 68 pontos conquistados, 9 a mais que o segundo colocado, Atlético-MG, e 11 a mais que o Grêmio, que ocupa o terceiro lugar.

"Nosso objetivo ainda não foi alcançado. Temos um confronto direto agora. São 11 pontos de diferença faltando 8 jogos. De repente a distância ficou maior e a frustração é imensa, mas não podemos deixar de dar méritos ao Fluminense. A campanha deles é muito boa. Mesmo assim vamos ao Rio de Janeiro com objetivo de vitória", disse Zé Roberto.

Em campo as boas notícias são muitas. Elano e Gilberto Silva fazem parte da delegação que vai à capital fluminense, ambos recuperados de lesão. Nenhum dos sete pendurados acabou levando o terceiro amarelo e Marcelo Moreno e Fernando irão se unir ao grupo posteriormente. Tudo isso aumenta ainda mais o sentimento de que é possível recuperar os pontos que deixaram de ser conquistados em casa.

"Vamos nesta segunda para o Rio, ficar pensando unicamente no Fluminense. É um confronto direto, podemos ganhar lá. Vamos jogar uma partida decisiva e estamos prontos para isso", prometeu Luxa.

O Grêmio deixa Porto Alegre no fim da tarde. A principal dúvida no time é o volante Souza. Substituído no intervalo contra o Botafogo, ele será reavaliado pelo departamento médico e pode ser desfalque no jogo da 31ª rodada. Grêmio e Fluminense se enfrentam na quarta-feira, às 19h30.