Topo

Atlético-MG mira sua maior pontuação na era dos pontos corridos para tentar título brasileiro

Atacante Leonardo, que fez gol na vitória sobre o Sport, planeja mais sete triunfos  - Bruno Cantini/Divulgação
Atacante Leonardo, que fez gol na vitória sobre o Sport, planeja mais sete triunfos Imagem: Bruno Cantini/Divulgação

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Vespasiano (MG)

16/10/2012 15h25

A vitória do Atlético-MG sobre o Sport, por 2 a 1, de virada, no último domingo, deixou o alvinegro mineiro com 59 pontos, sua maior pontuação na era do Campeonato Brasileiro com 20 clubes. Para ser campeão, o time atleticano planeja alcançar a maior pontuação do clube no torneio nacional na era dos pontos corridos.

Para alcançar esse feito, o time atleticano precisará somar pelo menos 14 pontos nas oito rodadas finais do Brasileiro. Dessa forma, atingiria 73 pontos, um a mais que os 72 obtidos em 2003, justamente o primeiro em que o Campeonato foi disputado por pontos corridos. Naquela ocasião, a competição era disputada por 24 clubes e o Atlético-MG foi comandado por Celso Roth, atual técnico do rival Cruzeiro, que foi o campeão.

Para o atacante atleticano Leonardo, para conseguir o título nacional, no entanto, o Atlético-MG terá de obter um aproveitamento de quase 100% até a última rodada e projeta a conquista de sete vitórias nos oito jogos finais. Com 21 pontos somados, o time mineiro atingiria a marca de 80 pontos somados.

“A gente está secando bastante o Fluminense, mas temos de fazer a nossa parte, para pensar em título, a gente tem de fazer algo em torno de sete vitórias e torcer por tropeços do Fluminense”, disse.

Os 59 pontos alcançados pelo Atlético em 2012 fazem o atual time ultrapassar a temporada de 2009, quando, comandado por Celso Roth, somou 56 pontos, maior pontuação alcançada pela equipe mineira desde que o Brasileiro passou a ser disputado por 20 equipes, em 2006.

Leonardo reconhece que o time mineiro, apesar de jogar fora contra o Santos, terá a obrigação de vitória, para manter viva a pontuação traçada. “A obrigação maior é nossa de vencer, vai ser um jogo difícil, mas temos de vencer, pois a gente que está brigando pelo título”, afirmou.

O lateral esquerdo Júnior César reconhece a força do adversário, e prevê um duelo difícil. “Nosso adversário de quarta-feira é o Santos, uma grande equipe, sabemos a dificuldade que vamos enfrentar na quarta-feira, mas o Cuca vai passar algo de bom para a gente fazer”, afirmou.