Topo

Com Cruzeiro longe da Libertadores, Fábio cobra grupo "forte e consistente" em 2013

Capitão Fábio admite que faltou planejamento ao Cruzeiro na montagem do elenco - Washington Alves/Vipcomm
Capitão Fábio admite que faltou planejamento ao Cruzeiro na montagem do elenco Imagem: Washington Alves/Vipcomm

Gabriel Duarte

Do UOL, em Belo Horizonte

16/10/2012 14h31

Prestes a passar outro ano sem disputar a Copa Libertadores, uma vez que a chance de obter vaga para a competição continental é quase zero, a diretoria do Cruzeiro ouve “cobranças” do capitão da equipe, o goleiro Fábio, que pede um grupo “forte e consistente” para 2013.

Negativa do meia Alex aumenta lista de frustrações na Toca e vira chacota de rivais

  • Ibrahim Usta/AP

    A negativa do armador Alex aumentou a lista de contratações frustradas do Cruzeiro em 2012, o que fez o clube se tornar alvo de chacotas de torcedores rivais nas redes sociais. Antes de tentar repatriar o ex-jogador do Fenerbahce, a diretoria celeste havia ficado no ?meio do caminho? nas tentativas de trazer os argentinos Riquelme e Lorenzetti

“O time vinha de uma sequência boa, quatro Libertadores seguidas, e na disputa do título do Brasileiro também, em 2010. Mas sabemos que, para isso, precisamos de um grupo bastante forte e consistente. Este ano tivemos vários fatores que nos prejudicaram. Montar um grupo no meio da competição é difícil”, observou o goleiro.

Segundo o site Chance de Gol, o Cruzeiro tem 0,01% de chance de conquistar uma vaga na competição continental, faltando oito rodadas para o fim do Brasileirão. O time mineiro havia participado da Libertadores entre 2008 e 2011. Em 2009, foi vice-campeão, ao ser derrotado pelo Estudiantes na final.

Porém, em 2011, brigou contra o rebaixamento até a última rodada do Brasileiro e não se classificou para a Libertadores deste ano. Após um primeiro semestre de fracassos no Campeonato Mineiro e Copa do Brasil, a diretoria do Cruzeiro foi ao mercado e fez sete contratações para o Campeonato Brasileiro, além de ter trocado de treinador, com a vinda de Celso Roth para o lugar de Vagner Mancini.

Apesar das montagens às pressas da equipe para o Brasileiro, o Cruzeiro faz campanha regular na competição e nunca esteve ameaçado de rebaixamento. O goleiro Fábio destacou o empenho dos companheiros, mas disse que para conseguir títulos é preciso planejamento.

“Temos que dedicar o empenho dos jogadores que chegaram para dar o melhor possível dentro de campo. Mas futebol tem que ter planejamento para pegar engrenagem. E mesmo assim, às vezes em que se faz planejamento, não vai dar certo dentro de campo. Mas a equipe é de muita qualidade, e temos tudo para montar um grupo mais forte”, ressaltou o camisa 1.