Topo

Queda de rendimento como visitante preocupa e Cuca pede "ambição de grandeza" contra o Santos

Cuca usa atuação ruim na derrota para o Internacional para alertar grupo atleticano - Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG
Cuca usa atuação ruim na derrota para o Internacional para alertar grupo atleticano Imagem: Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG

Do UOL, em Belo Horizonte

16/10/2012 06h01

Sem vencer fora de casa há quase três meses, o Atlético-MG terá de superar o baixo rendimento como visitante na reta decisiva do Campeonato Brasileiro em que fará quatro jogos longe de seus domínios. Preocupado com a queda aproveitamento, que caiu de 80% para menos de 20%, o técnico Cuca disse que o time mineiro tem de mostrar “ambição de grandeza” diante do Santos, quarta-feira, às 22h, na Vila Belmiro.

Ronaldinho diz viver "um dos piores anos" da carreira e quer retribuir apoio da torcida

  • Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG

    Emocionado com o apoio da torcida do Atlético-MG na vitória sobre o Sport, por 2 a 1, de virada, nesse domingo, o atacante Ronaldinho Gaúcho revelou passar por um dos piores anos da sua carreira, mas disse que tem superado as adversidades com a ajuda dos torcedores. O jogador afirma que espera retribuir o carinho com o título do Campeonato Brasileiro

“Quarta-feira tem que ser com a gente. Temos que ter ambição de grandeza, de brigar pela vitória e ir para conquistar os três pontos. E não como foi contra o Internacional”, observou o treinador, referindo-se à derrota para o time gaúcho, por 3 a 0, na última quarta-feira, em Porto Alegre.

A última vitória como visitante ocorreu em 21 de julho, quando goleou o Sport, por 4 a 1, no Recife. Depois disso, foram oito jogos fora de Belo Horizonte, com quatro derrotas e quatro empates (aproveitamento de 17%). Isso sem contar o empate com no clássico com o Cruzeiro, por 2 a 2, em que o arquirrival foi mandante e teve apenas sua torcida presente ao Independência.

No início da competição, o Atlético chegou a ser um dos melhores visitantes e obteve aproveitamento de 83%. Em seis jogos fora da capital mineira, a equipe comandada por Cuca venceu cinco e sofreu apenas uma derrota, para o São Paulo, por 1 a 0, no Morumbi.

“Tínhamos no primeiro turno esse bom desempenho. Agora caiu. Mas é reta final. Temos que fazer por onde, somar o máximo de pontos. Temos que chegar lá (em Santos) e vencer”, afirmou Cuca.

Autor dos dois gols do Atlético na virada dramática sobre o Sport, por 2 a 1, no domingo passado, no Independência, Leonardo admite que o time mineiro terá de vencer como visitante para se manter na briga pelo título brasileiro.

“Time que quer ser campeão tem de vencer fora também, tem de vencer e convencer. Então a gente tem de vencer o Santos na Vila para depois pensar em vencer o confronto direto”, ressaltou o atacante, que se referiu ao jogo com o líder Fluminense, no próximo domingo, no Independência.

Como mandante o Atlético permanece invicto no Brasileirão. Em 15 jogos no Independência, o time alvinegro conquistou 12 vitórias e empatou três vezes (Bahia, Ponte Preta e Grêmio). O aproveitamento diante da torcida é de 87%. Como visitante (incluindo o empate com o Cruzeiro), o rendimento é de 48%.