Topo

Grêmio esquece primeiro jogo e aposta em campanha fora de casa para vencer o Flu

Grêmio é o segundo melhor visitante do Campeonato Brasileiro e aposta no retrospecto - LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Grêmio é o segundo melhor visitante do Campeonato Brasileiro e aposta no retrospecto Imagem: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Do UOL, em Porto Alegre

17/10/2012 10h00

O jogo entre Grêmio e Fluminense no primeiro turno do Brasileirão significou a primeira derrota do time carioca na competição. Em Porto Alegre, os comandados de Abel Braga tinham por objetivo se defender o tempo todo. Será diferente nesta quarta-feira, no Engenhão. Esquecendo a 'receita' do duelo inicial, o Grêmio aposta no retrospecto como visitante, quesito no qual tem a segunda melhor marca do certame nacional.

FLUMINENSE E GRÊMIO JOGAM NO RIO

  • O duelo da 31ª rodada do Campeonato Brasileiro ocorre no Engenhão e nesta quarta-feira às 19h30

O primeiro é exatamente o Fluminense, que lidera o campeonato com 68 pontos. Destes, 34 foram obtidos longe do Rio. Ou seja, o desempenho da equipe é exatamente o mesmo em casa ou fora dela.

O Grêmio vem logo atrás. Dos 57 pontos obtidos pela equipe de Vanderlei Luxemburgo, 22 foram na casa do adversário. Pensando nisso, o Grêmio acredita que possa superar o rival desta quarta, às 19h30, no Engenhão. Na sequência da tabela dos visitantes, o Vasco é o terceiro com 21 pontos, o Atlético-MG o quarto com 20 e o Botafogo o quinto com 19.

"É um time que pode ser batido. Dá para nós ganharmos aqui no Rio de Janeiro.", disse o técnico Vanderlei Luxemburgo em entrevista coletiva.

Entretanto, nada fica de lição do primeiro jogo. Em Porto Alegre, a partida significava algo diferente de hoje. Na época o líder do Brasileiro era o Vasco e Grêmio e Fluminense tentavam se aproximar. Hoje o Flu tem 9 pontos de vantagem para o segundo e 11 em relação ao Grêmio, terceiro colocado.

Em campo, a prioridade defensiva dada pela equipe no Olímpico não será a mesma do Engenhão. Em casa, o tricolor das Laranjeiras tende a ir para cima e testar a defesa gremista, que levou 16 gols jogando fora de casa.

O duelo da 31ª rodada é considerado fundamental nas pretensões gremista. Depois dele faltarão somente sete partidas para o fim do certame. A briga pelo título pode ficar distante, mas o objetivo de conquistar vaga para próxima Libertadores segue perto de ser atingido.