Topo

Luxa usa exemplo de Zé Roberto no Grêmio, cita Ceni e pede 'veteranos' na seleção

Vanderlei Luxemburgo quer mais jogadores experientes na seleção brasileira para Copa - Leandro Moraes/UOL
Vanderlei Luxemburgo quer mais jogadores experientes na seleção brasileira para Copa Imagem: Leandro Moraes/UOL

Do UOL, em Porto Alegre

18/10/2012 06h00

Na difícil partida contra o Fluminense, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, nesta quarta-feira, o empate gremista saiu aos 40 do segundo tempo sendo que o time gaúcho tinha um jogador a menos. E o atleta que marcou é um dos mais velhos do campeonato: Zé Roberto, de 38 anos. Usando o exemplo do meia gremista, Vanderlei Luxemburgo quer 'veteranos' na seleção brasileira e chegou a citar Rogério Ceni.


"Estamos perto de uma Copa do Mundo. Aqui no Brasil se tem muita pressa para aposentar os profissionais do futebol. É assim com jogadores, com treinadores, como eu, que com 60 anos dizem que estou acabado. Eu acho que para sete jogos, em uma Copa, um jogador experiente pode se preparar e render muito bem. O Mano Menezes faz um trabalho de renovação, mas eu acho que de repente temos que aproveitar experiências importantes. Não vejo nada errado, por exemplo, no Rogério Ceni jogar uma Copa no Brasil. Temos exemplos: Dino Zoff, Schmeichel, Zubizarreta. Não estou falando que tem que ser ele, mas citando um exemplo. Acabamos com os atletas muito rápido e a história das Copas mostra o contrário", opinou Luxemburgo.

Para reforçar a ideia da experiência e da capacidade dos atletas mais rodados, Luxa se baseou em Zé Roberto. Com 38 anos, o camisa 10 do Grêmio se mantém entre os mais eficientes do time e atuou em praticamente todos os jogos desde sua chegada.

"Tenho que dar parabéns ao Zé Roberto. Com 38 anos, correndo como correu, jogando como jogou, buscando isso ainda na carreira. É um exemplo para todos. O coloquei solto no time, como segundo atacante quando ficamos com 10. Fortaleci o meio-campo com Léo Gago e deixei ele [Zé Roberto] liberado porque sabe proteger a bola e tem bom drible", disse Luxa. "Ele [Zé Roberto] parece um menino. É um profissional, sempre foi. Fico feliz em ver um cara assim, com esta vitalidade", completou o reinador.

Em entrevista ao UOL Esporte, Zé Roberto deu a receita de sua longevidade. Uma dieta especial alternada com exercícios, proibição de excessos e uma boa quantidade de descanso estão na programação do jogador.

Na última convocação da seleção brasileira - para os amistosos contra Iraque e Japão - Kaká, com 30 anos, foi o mais velho.

O Grêmio volta a campo no próximo sábado para pegar o Coritiba pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo ocorre no estádio Olímpico, às 18h30.