Topo

Com Pico suspenso, Julio Cesar pode voltar ao Grêmio depois de seis meses afastado

Após seis meses afastado, Julio Cesar deverá ser o titular da lateral esquerda contra o Coritiba - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Após seis meses afastado, Julio Cesar deverá ser o titular da lateral esquerda contra o Coritiba Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Do UOL, em Porto Alegre

19/10/2012 06h06

Após seis meses afastado dos gramados, o lateral esquerdo Julio Cesar deve voltar a ser titular do Grêmio no importante jogo contra o Coritiba, no próximo sábado. Com o objetivo de conquistar a segunda vaga do Brasileiro para a Libertadores, os sete jogos restantes são considerados decisões. A oportunidade de retornar ao time principal surgiu com a suspensão de Anderson Pico que recebeu o terceiro cartão amarelo na quarta-feira, contra o Fluminense, no Rio de Janeiro.

A última vez que Julio Cesar esteve em campo foi no dia 8 de abril, contra o Caxias, pelo Campeonato Gaúcho. Na sequência, o jogador de 29 anos passou por um tratamento conservador para tentar se recuperar do problema nos ligamentos do joelho esquerdo. Sem sucesso, o departamento médico optou por realizar a primeira cirurgia no dia 23 de maio. Desde então, foram quase cinco meses de recuperação.

Na temporada, o lateral atuou em 15 jogos, 13 pelo estadual e dois pela Copa do Brasil. Além destes, ainda disputou mais três partidas pela equipe Sub-23 do Grêmio, na Copa FGF, para adquirir confiança, aprimorar o preparo físico e readquirir o ritmo de jogo. Julio Cesar chegou a ficar no banco de reservas contra o Sport e o Botafogo, porém, não foi aproveitado por Vanderlei Luxemburgo.

Números de Tony no Brasileirão 2012

Assistências3
Bolas recebidas134
Bolas perdidas19
Cruzamentos26
Desarmes49
Desarmes6
Faltas recebidas1
Faltas cometidas2
Finalizações7
Lançamentos2
Passes124
Aprov. de passes77%
Tempo jogado387

“Estou muito feliz por não ter sentido nada nas partidas que disputei. Infelizmente, estamos na reta final de campeonato. Faltam poucos jogos, mas o importante é que voltei sem dor. Agora é consequência do trabalho", afirmou Julio Cesar.

Outra opção para a lateral é Tony. O jogador de 23 anos, contratado do Juventus, de São Paulo, atou em oito partidas no Brasileirão. A última foi contra o Bahia, na 14ª rodada do Brasileiro, quando entrou no segundo tempo e ficou em campo durante 12 minutos. Caso a alternativa seja pelo jovem, Pará será mais uma vez deslocado para o lado esquerdo.

Além da vaga na lateral, Vanderlei Luxemburgo também terá que definir quem será o companheiro de Kleber, já que Marcelo Moreno foi expulso e cumprirá suspensão automática. Leandro, que iniciou contra o Fluminense, deverá ser mantido como titular. Bertoglio treinou normalmente na última segunda-feira e deve ser opção para o banco de reservas.

A definição da equipe ocorrerá a partir das 10h, na Gavea, onde o Grêmio faz o último treino antes do jogo contra o Coritiba. O retorno para Porto Alegre está marcado para as 14h30 e à noite o grupo inicia o período de concentração. A partida válida pela 32ª rodada está marcada para sábado, às 18h30, no estádio Olímpico.