Topo

Grêmio muda característica e vira líder em empates no segundo turno do Brasileiro

Vanderlei Luxemburgo vê seu time ser líder em empates no segundo turno do campeonato nacional - Leandro Moraes/UOL
Vanderlei Luxemburgo vê seu time ser líder em empates no segundo turno do campeonato nacional Imagem: Leandro Moraes/UOL

Do UOL, em Porto Alegre

23/10/2012 12h00

No primeiro turno do Brasileirão, o Grêmio se caracterizava por uma 'campanha de extremos'. Ou vencia ou perdia. Ao fim da primeira metade de jogos, o time treinado por Vanderlei Luxemburgo havia empatado somente uma vez, contra a Ponte Preta. Porém tal situação foi alterada. No segundo turno, o Grêmio é líder em empates com sete e vê os primeiros abrirem vantagem.

"O empate é melhor que a derrota. Mas temos que jogar pela vitória, porque em 5 jogos, 5 empates dá 5 pontos. Se o time vencer dois jogos já ganha 6, um ponto a mais", disse Luxemburgo na entrevista coletiva que sucedeu o duelo com o Coritiba, sétimo empate no returno.

Além dos paranaenses, o Grêmio somou um ponto nos duelos com Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG, Fluminense, Santos e Botafogo. Destes, quatro fora de casa e três no estádio Olímpico.

Com isso, a boa campanha do primeiro turno ficou abalada. Na classificação contando somente a segunda metade do nacional, o Grêmio é 4º colocado com 22 pontos, atrás de Fluminense, São Paulo e Coritiba.

"A cada rodada e a cada ano, o Brasileiro fica ainda mais difícil. Sem dúvida nenhuma, o mais difícil do mundo. Agora o Atlético-MG deu uma encostada boa no Fluminense. Então, o título ainda está em aberto. Tem muita coisa para acontecer nas seis rodadas que faltam. Temos que fazer o nosso papel, mas é complicado, pois pegamos times brigando pelo título ou lutando para não cair. Todos têm um objetivo. O nosso dentro de casa é sempre vencer. Ficamos chateados com os empates em casa que poderiam nos deixar em uma situação melhor, mas agora não adianta lamentar", disse o volante Fernando.

Nesta quarta-feira, o Grêmio dá um tempo no nacional e pensa na Sul-Americana. O adversário será o Barcelona-EQU, às 22h, no Olímpico. Por ter vencido o jogo de ida por 1 a 0, o time gaúcho avança para pegar Millonários-COL ou Palmeiras com qualquer empate ou vitória.