Topo

Apesar do pedido da diretoria, Roth não garante utilizar atletas da base na reta final

Técnico Celso Roth mantém cautela sobre uso de jogadores da base nos jogos finais - Denilton Dias/Vipcomm
Técnico Celso Roth mantém cautela sobre uso de jogadores da base nos jogos finais Imagem: Denilton Dias/Vipcomm

Do UOL, em Belo Horizonte

26/10/2012 09h01

Mesmo com o pedido da diretoria, o técnico Celso Roth mantém a cautela sobre a utilização dos jogadores das categorias de base do clube na reta final do Campeonato Brasileiro, em que o Cruzeiro não tem pretensões. Vindo de duas derrotas seguidas (Ponte Preta e Palmeiras), o treinador sinaliza que não deve dar chances a todos contra o Santos, em 3 de novembro, no Independência.

“Vamos pensar ainda, porque tínhamos a intenção nos últimos dois jogos de ter somado pontos, contra Palmeiras e Ponte. Temos a semana para resolver. Mas estou satisfeito com a volta do Fábio (Fabinho) e do Élber, deram velocidade, o que o time não teve no primeiro tempo. Se não faz o objetivo que passei, começa a encaminhar pelo menos” disse o treinador.

 

Assim, Celso Roth sinaliza que deve dar uma oportunidade ao armador Élber, revelado pelo clube. Além do atacante Fabinho, recuperado de contusão. Os laterais Mayke e Vinícius Freitas, também das categorias de base, devem esperar para ser observados pelo treinador e, principalmente, pela diretoria.

Isso porque o clube quer analisar atletas recém-chegados da base do Cruzeiro para poder aproveitá-los na próxima temporada. Já desde o primeiro semestre nos profissionais, o volante Lucas Silva também poderá ganhar uma chance, como o goleiro Rafael, fazendo parte dos profissionais há duas temporadas.

Outro que poderia ser aproveitado é o meia-atacante Alisson.  Porém, o jogador machucou-se com a Seleção Brasileira Sub-20, que estava em fase de preparação para o Campeonato Sul-Americano da categoria, e só deve ser aproveitado no time principal na próxima temporada.

O pedido para a utilização de jogadores das categorias de base partiu da diretoria do clube, conforme disse o diretor de futebol, Alexandre Mattos. “Estamos observando também a Copa do Brasil de juniores. É um pedido nosso ao treinador que utilize nossos jogadores da base nesse final. Vamos dar prioridade a isso, porque no dia a dia se fala muito deles e queremos vê-los”, observou.

A cautela do técnico Celso Roth é explicada porque o Cruzeiro ainda não alcançou os 46 pontos, pontuação almejada pelo clube para temer mais ser rebaixado. Anteriormente, o treinador sinalizou que poderia usar atletas da base, mas recuou depois das derrotas para Palmeiras (2 a 0) e Ponte Preta (1 a 0).