Topo

Depois de Roth, atletas "culpam" planejamento inicial por temporada ruim do Cruzeiro

Leandro Guerreiro (c) lamenta que diretoria não tenha contratado reforço de peso - Washington Alves/Vipcomm
Leandro Guerreiro (c) lamenta que diretoria não tenha contratado reforço de peso Imagem: Washington Alves/Vipcomm

Do UOL, em Belo Horizonte

28/10/2012 06h05

A campanha irregular no Campeonato Brasileiro, bem como a frustração de não conseguir alcançar vaga na Libertadores, tem refletido no elenco do Cruzeiro, principalmente em jogadores experientes, que adotam discurso semelhante ao do técnico Celso Roth e apontam falhas no planejamento, como falta de investimentos em reforços de peso, pelos fracassos na temporada.

Em busca de reforços para 2013, Cruzeiro sonda Ricardo Goulart, destaque da Série B

  • Site oficial do Goiás

    O Cruzeiro já planeja a próxima temporada e um dos nomes na mira do clube é o meia-atacante Ricardo Goulart, atualmente no Goiás. O fundo de investimento do Banco BMG, que detém a maior parte dos direitos econômicos do jogador, foi procurado por dirigentes celestes, que sondaram como estava a situação do atleta, mas ainda não formalizaram uma proposta.

Um dos mais experientes do elenco celeste, Leandro Guerreiro disse que as dificuldades financeiras no primeiro semestre, quando o Cruzeiro teve de fazer empréstimos para pagar salários, atrapalharam o planejamento inicial, segundo o volante, a diretoria não conseguir contratar um “jogador de peso” e ficou atrás dos principais adversários no Brasileirão.

“Desde o início do ano, o Cruzeiro vem vivendo um momento financeiramente não muito bom. Até o próprio presidente (Gilvan de Pinhos Tavares) falou que, quando pegou o Cruzeiro, o caixa estava zerado e não pôde fazer contratações de peso, que os outros clubes que estão lá na frente fizeram”, observou Leandro Guerreiro, em entrevista veiculada pela Rádio Itatiaia.

A diretoria tentou em vão a contratação do meia Riquelme, do Boca Junior, porém o craque argentino recusou a proposta celeste. O também argentino Lorenzetti, destaque da Universidad de Chile, foi outro na mira do Cruzeiro, mas o jogador pediu alto e o negócio não se concretizou.

Recentemente, a diretoria celeste sofreu novo baque na tentativa de reforçar o elenco para a próxima temporada. Ídolo celeste, o meia Alex, que se desligou do Fenerbahce, recusou proposta do Cruzeiro e acertou com o Coritiba. O jogador era o sonho da diretoria e principal nome para reforçar o elenco de 2013.

Leandro Guerreiro crê que o presidente celeste, que está em seu primeiro ano de gestão, esteja mais experiente e com dinheiro para investir. “Sem dúvida nenhuma, o presidente, com mais experiência, com mais dinheiro no caixa também, vai fazer mais contratações e, sem dúvida nenhuma, o ano que vem a gente tem de dar uma resposta melhor para dar também uma resposta ao torcedor que nos apoia”, afirmou o volante.

Logo depois da derrota para a Ponte Preta, por 1 a 0, na quinta-feira passada, em Campinas, o goleiro Fábio disse que o motivo de o Cruzeiro não ter feito boa campanha no Campeonato Brasileiro era de conhecimento geral.

“A gente sabe das situações que aconteceram dentro do clube. Não sou eu que tenho que ficar apontando as situações, porque todo mundo entende futebol, torcedor, diretoria, que é vencedora, também entende”, observou o capitão cruzeirense.

Fábio também espera que o Cruzeiro monte uma equipe forte para o próximo ano. “Com certeza, o torcedor pode esperar uma equipe forte, que é o que precisamos para as competições que a gente vai ter no ano que vem”, ressaltou o goleiro.

Por causa da irregularidade na competição nacional, o Cruzeiro não conseguiu alcançar o objetivo de conquistar vaga na Libertadores e, a cinco rodadas do fim, vive no “ostracismo”, sem objetivos concretos no Brasileiro. No primeiro semestre, o time celeste foi eliminado nas semifinais do Campeonato Mineiro e nas oitavas de final da Copa do Brasil.

Por isso, a diretoria começa a planejar 2013, estando já apalavrada com pelos menos dois atletas e conversando com outros três. O meia-atacante Ricardo Goulart, destaque do Goiás na Série B, foi sondado pelo clube celeste, que no entanto só irá divulgar os reforços após o término da competição nacional, no início de dezembro.