Topo

Atlético-MG aposta em permanência de Ronaldinho para ter retorno perfeito à Libertadores

Sintonia entre Ronaldinho e torcida pode ajudar Atlético a manter meia em 2013 - Leonardo Soares / UOL
Sintonia entre Ronaldinho e torcida pode ajudar Atlético a manter meia em 2013 Imagem: Leonardo Soares / UOL

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Vespasiano (MG)

29/10/2012 06h02

Muito próximo de confirmar participação na Copa Libertadores 2013, competição que não disputa há 12 anos, o Atlético-MG admite que a permanência de Ronaldinho Gaúcho, cujo contrato se encerra em dezembro, será fundamental não apenas em campo, mas também para valorizar a imagem do clube mineiro durante o torneiro continental.

Advogado crê na absolvição do Atlético por não ver "infração" em protesto da torcida

  • Reprodução

    Denunciado pela Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) devido a protesto realizado pela torcida antes e durante a vitória sobre o Fluminense, por 3 a 2, no domingo 21, o departamento jurídico do Atlético-MG crê na absolvição do clube, em julgamento a ser marcado, por considerar que não houve ?infração disciplinar? no episódio.

Especialista em gestão esportiva, o consultor Amir Somoggi considera a parceria Atlético e Ronaldinho vantajosa para ambos. "O Ronaldinho, na Libertadores, mostrando o futebol que vem apresentando no Atlético, tem total condição de ser um produto rentável ao clube. Ele tem espaço na mídia mundial. É um jogador que argentino, chileno, paraguaio, uruguaio conhecem e idolatram, então ele seria uma grande jogada do clube para divulgar a imagem, reforçar a torcida para o Atlético", afirmou.

"O Ronaldo, sem dúvida, seria um atrativo a mais para os torcedores e a competição. Um jogador renomado, conhecido por grandes feitos no futebol. Ele disputou a Libertadores pelo Flamengo e poderá voltar pelo Atlético. Para o jogador e para o clube, seria interessante se acontecesse", acrescentou Somoggi.

Para colocar em prática ações de marketing, a diretoria do Atlético terá de acertar a renovação do contrato de Ronaldinho. Porém, dirigentes e o próprio atleta tem desconversado sobre o assunto, até porque o time comandado por Cuca ainda briga pelo título do Campeonato Brasileiro – é o vice-líder, com nove pontos atrás do Fluminense, mas com um jogo a menos.

Precisando de uma vitória nos seis jogos restantes para garantir vaga na Libertados 2013, o Atlético planeja agendar uma reunião com o irmão e empresário do atleta, Roberto Assis, para apresentar uma proposta financeira e reiterar o desejo da continuidade do atleta, que tem se manifestado se sentir feliz no clube mineiro.

A intenção do Atlético é aliar a importância de Ronaldinho em campo, tanto pelo futebol quanto pela liderança, à imagem do atleta. "O Ronaldinho Gaúcho é conhecido no mundo todo, sem dúvida é um nome de destaque em qualquer país. Seria importante o jogador no Atlético durante a Libertadores, principalmente dentro de campo, com a qualidade que ele já mostrou", disse o diretor de futebol do Atlético, Eduardo Maluf.

Contratado no início de junho, Ronaldinho Gaúcho superou desconfianças e tornou-se peça fundamental na boa campanha do Atlético no Brasileirão, com atuações marcantes que têm merecido destaque na imprensa internacional. O meia atleticano virou alvo de frequentes matérias em jornais da Itália, Espanha, França. Dinho, como é chamado na Europa, já foi manchete de tablóides até da Rússia e do Japão.

A atuação na vitória sobre o líder Fluminense, por 3 a 2, no domingo 21, em que participou dos três gols do Atlético, repercutiu até mesmo no principal jornal da Argentina, o diário Olé. Rival histórico do Brasil, a publicação deu espaço para o craque brasileiro.

A favor do Atlético conspira o fato de Ronaldinho ter se adaptado bem ao clube mineiro, além de criar uma sintonia com a torcida atleticana. O meia não se cansa de destacar o apoio dos torcedores alvinegros num dos anos “mais difíceis” de sua carreira. Além da saída polêmica do Flamengo, tem convivido com problema de saúde da mãe, dona Miguelina, e a morte recente do padrasto.