Topo

Lucas e Elkeson não treinam e dão lugar a Jadson e Fellype Gabriel no Botafogo

Elkeson voltou a sentir dores musclares e foi poupado do treino desta quarta-feira - Fernando Soutello/AGIF
Elkeson voltou a sentir dores musclares e foi poupado do treino desta quarta-feira Imagem: Fernando Soutello/AGIF

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

31/10/2012 11h01

Além de Seedorf, lesionado, o Botafogo poderá ter mais problemas para enfrentar o Palmeiras neste domingo, em Araraquara. Lucas e Elkeson não treinaram nesta quarta-feira e são dúvidas para enfrentar os paulistas na próxima rodada. O lateral direito foi infectado por uma virose e sofre com uma indisposição estomacal. O atacante, por sua vez, ainda sente dores musculares e foi poupado da atividade.

Sem a dupla, o técnico Oswaldo de Oliveira improvisou o volante Jadson na lateral direita, mesma medida tomada na vitória sobre o Vasco há três rodadas, quando Lucas estava suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Assim, Renato será mantido no meio campo ao lado de Gabriel. Na vaga do atacante, o treinador optou pela entrada de Fellype Gabriel, mantendo o sistema tático da equipe no 4-5-1, com três meias – Andrezinho e Lodeiro completam o setor.

LODEIRO BARRA 'QUERIDINHO' DE TÉCNICO FAZ QUATRO ASSISTÊNCIAS E SE FIRMA

  • Lodeiro chegou ao Botafogo em agosto com o status de segunda transferência mais cara do Botafogo na temporada, perdendo apenas para Seedorf. Após ratear em seu início, o jogador aos poucos apresenta suas credenciais. O camisa 14 barrou Fellype Gabriel, indicado pelo técnico Oswaldo de Oliveira após trabalhar por vários anos com o jogador no Kashima Antlers, no Japão. A opção do treinador em promover o uruguaio se mostrou acertada e ele foi responsável por quatro assistências nos últimos três jogos e, enfim, se firma no Alvinegro.

Oswaldo comandou um treinamento tático com dez jogares de linha, mas sem goleiros. O objetivo era acertar a marcação, além de dar entrosamento à equipe. Em seguida, o treinador ajustou saídas rápidas para o ataque. A jogada foi uma das armas apresentadas pelo Botafogo diante do Atlético-GO, no último sábado, quando, inclusive, marcou um gol desta forma. Gabriel recebeu a bola de Jefferson, pegou o adversário desarmado e conduziu a bola até a entrada da área, onde chutou para deixar sua marca.

Em seguida, Andrezinho e Bruno Mendes treinaram finalizações, aproveitando cruzamentos na área. Fábio Ferreira, que ainda se recupera de lesão no tornozelo esquerdo, realizou uma atividade em separado para se recondicionar fisicamente, após duas semanas no departamento médico.

A escalação do Botafogo no treino desta quarta foi: Jefferson; Jadson, Antônio Carlos, Dória e Marcio Azevedo; Gabriel, Renato, Lodeiro, Andrezinho e Fellype Gabriel; Bruno Mendes. Lucas tem grandes chances de se recuperar e retomar sua vaga na lateral direita.  Caso melhore, Elkeson brigará pela posição com Fellype. Sua entrada poderá fazer com que o Alvinegro jogue no 4-4-2, opção que agrada ao técnico Oswaldo de Oliveira.

O Botafogo volta a campo neste domingo, às 17h, quando enfrentará o Palmeiras na Arena da Fonte, em Araraquara. Com 50 pontos, o Glorioso é o quinto colocado a oito do São Paulo, com 55 e na última vaga do G-4. Apesar das dificuldades, o Alvinegro ainda acredita na possibilidade de disputar a Libertadores em 2013. Para que isso ocorra terá que tirar a diferença para o Tricolor nos cinco jogos restantes.