Topo

Ronaldinho considera jogo contra o Flamengo 'cartada final' em sua volta por cima

Ronaldinho Gaúcho considera que está perto de consolidar sua "volta por cima" - Bruno Cantini/Site do Atlético-MG
Ronaldinho Gaúcho considera que está perto de consolidar sua 'volta por cima' Imagem: Bruno Cantini/Site do Atlético-MG

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Vespasiano (MG)

31/10/2012 06h00

O meia-atacante Ronaldinho Gaúcho vem “assumindo a responsabilidade” nos jogos mais importantes do Atlético-MG no Campeonato Brasileiro. “Mordido” para enfrentar o Flamengo nesta quarta-feira, o camisa 49 vê no reencontro com o time carioca a chance de ter atuação diferente daquela do primeiro turno e “completar” a sua volta por cima no futebol brasileiro em 2012.

Ronaldinho Gaúcho tratou a temporada de 2012 como chance de retomada ao melhor caminho no futebol. Destaque nos grandes jogos do Atlético-MG no Brasileirão, o jogador entende que o duelo com o Flamengo é a “cartada” final para mostrar que vive o melhor momento desde o seu retorno ao Brasil e que voltou a ser decisivo.

Ele adota discurso ameno em relação ao reencontro, mas vê o duelo como diferente em sua carreira. “Especial porque é um jogo que nos dá a possibilidade de brigar pelo título, então, se torna uma final, todo mundo tem de dar um algo a mais”, disse Ronaldinho Gaúcho.

O jogador considerava o duelo no Rio de Janeiro como o principal e mais importante para ele com a camisa do Atlético, especialmente pelo fato de ter saído do Flamengo por meio de liminar na Justiça do Trabalho e ter passado a ser odiado no clube. Sem a grande atuação que esperava, ofuscado pelas manifestações dos torcedores, o clima de troco do camisa 49 passou para o duelo desta quarta-feira.

No duelo do primeiro turno, mas que aconteceu apenas em 26 de setembro, por ter sido adiado, Ronaldinho Gaúcho não conseguiu superar o “clima de guerra” criado no Engenhão, pelo time carioca e principalmente pela torcida, que protestou e “pegou no pé” do atleta durante os 90 minutos. Ele teve atuação apagada.

Ronaldinho Gaúcho conta, agora com a força do Atlético e sua torcida no Independência, para ter mais uma boa atuação com a camisa atleticana. No estádio, o jogador fez seus melhores jogos e apresenta bons números. Das 14 assistências no Brasileiro, que o deixam como o principal articulador de jogadas, 11 aconteceram em Belo Horizonte, além de quatro dos seis gols assinalados pelo alvinegro mineiro.

O jogador reconhece que se sente bem em casa. “Como se fosse um quintal da minha casa, fico à vontade e feliz de fazer o que gosto, isso é um fator que me deixa mais confiante”, reconheceu Ronaldinho.

Ao longo do Brasileiro, os duelos contra Grêmio e Flamengo tomaram ares diferentes para o camisa 49, que reencontrou com os dois adversários que defendeu no futebol brasileiro, antes do Atlético, e, por motivos diferentes, deixou revoltados os torcedores. Contra o time gaúcho, o jogador teve atuações boas e o Atlético somou quatro em seis pontos, diferente do primeiro encontro com o rubro-negro carioca.

Os companheiros de Atlético não escondem que o jogador mostra nos treinamentos ao longo da semana que o clima é de decisão. “Ele está mordido, ele quer ser decisivo mais uma vez, mostrar para eles que estavam errados, que ele não está acabado para o futebol”, observou o volante Leandro Donizete.

O zagueiro Réver aposta que o jogador vai ser decisivo e promete ajuda em campo para que aconteça. “Como eu disse, é tudo que o torcedor espera, que o Ronaldinho resolva a partida, como tem feito em algumas partidas. Mas sabemos que temos que estar bem sólido para que ele consiga fazer isso, já que ele não tem obrigação de marcar. Nós procuramos fazer essa ajuda”, disse o capitão atleticano.