Topo

Atletas do Cruzeiro encaram final de Brasileirão como "vestibular" e oportunidade para 2013

Argentino Martinuccio torce para temporada acabar, mas espera terminar o ano jogando - Washington Alves/Vipcomm
Argentino Martinuccio torce para temporada acabar, mas espera terminar o ano jogando Imagem: Washington Alves/Vipcomm

Gabriel Duarte

Do UOL, em Belo Horizonte

07/11/2012 06h03

Como o Cruzeiro está fora da briga por Libertadores e tem possibilidade pequena de ser rebaixado para a Série B, atletas traçam metas pessoais nesta reta final de Campeonato Brasileiro. Com isso, as quatro rodadas restantes viraram “vestibular” e oportunidade para garantir um lugar no grupo celeste de 2013.

Souza admite entrevero com Roth, que alega queda de rendimento para barrar meia

  • Washington Alves/Vipcomm

    Barrado da partida com o Santos no sábado passado, em que o Cruzeiro foi goleado por 4 a 0, o meia Souza admitiu, em entrevista coletiva nesta terça-feira, ter se desentendido com o técnico Celso Roth. Embora não tenha revelado o motivo do entrevero para não "entrar em polêmica", o jogador rebateu a explicação do treinador, de que sacou o armador do time por queda de rendimento.

Fora de boa parte da temporada por causa de uma lesão óssea na perna esquerda, que o impediu de assinar contrato antes de setembro, o argentino Martinuccio torce para que 2012 acabe rapidamente, mas espera ser mantido na equipe até o encerramento do Brasileirão.

“Não foi um ano bom. Fui para a Espanha para um time muito grande (Villarreal), mas fui para a Série B. Voltei e fiquei dois meses fora por causa da lesão. Para mim não foi ano bom. Quero que feche 2012 para começar logo 2013, mas pretendo ajudar o Cruzeiro nos últimos jogos e para que eu faça mais partidas também”, disse o jogador, com contrato até o meio da próxima temporada.

Já o zagueiro Thiago Carvalho, com contrato até 2015, vê uma ascensão em sua carreira na atual temporada, já que é a primeira vez que defende uma equipe de grande porte. O jogador espera manter a titularidade para chegar à frente dos concorrentes na preparação para o próximo ano.

“Agora é me firmar. Para mim, o objetivo é terminar jogando de titular, manter no ano que vem assim e depois conquistar títulos pelo Cruzeiro. Fico triste num ponto, por não ter conquistado títulos, mas estou buscando meu espaço, tentando melhorar sempre para me firmar”, disse o jogador.

Outros jogadores também têm a oportunidade de “mostrar trabalho” à diretoria do clube para tentar continuar em 2013. Mesmo revelando uma rusga com o técnico Celso Roth e tendo poucas oportunidades durante a temporada, o armador Souza afirma que mostrou comprometimento e revela o desejo de permanecer.

“Eu tenho pré-contrato assinado até o final do ano que vem. Andei vendo programas, que eu tenho que ir embora, fazendo lista de dispensas. Jogador sabe muito bem que cara que critica hoje, elogia amanhã. Minha intenção desde o começo é abraçar projeto. Poderia ter ficado no Fluminense e ser campeão mais uma vez. Aceitei jogar, então é pensar que o ano que vem vai melhorar”, disse o jogador.

Porém, a situação de Souza é diferente da dos demais. O jogador revelou ter sido cortado do jogo contra o Santos por um mal-entendido com Celso Roth e pode ficar fora das próximas partidas por causa do episódio com o treinador, que não foi revelado detalhadamente pelo armador.

O atacante Wallyson, com contrato se encerrando ao final da temporada, além do volante Sandro Silva e do atacante Fabinho, que não têm vínculos terminando ao final deste ano, também estão na corda bamba, pelo desempenho abaixo do esperado.

Roth confirma que não seguirá no Cruzeiro em 2013, mas deve ficar até o fim do Brasileiro

  • Ramon Bitecourt/Vipcomm

    O técnico Celso Roth anunciou, nesta terça-feira, que não permanece na Toca da Raposa no próximo ano. Com contrato até o final da temporada, o treinador disse que a intenção é seguir no comando do Cruzeiro até o encerramento do Campeonato Brasileiro, no início de dezembro, mas que já havia decidido não continuar no cargo "há um bom tempo".

Apesar disso, a promessa de Celso Roth, que não vai permanecer na Toca da Raposa para 2013, é utilizar jogadores das categorias de base nos jogos restantes. Os laterais Mayke e Vinícius Freitas, o volante Lucas Silva e os meias Alisson e Élber devem ser aproveitados.

Definições

Apesar de alguns jogadores acreditarem que a reta final do Brasileiro possa ajudá-los a permanecer na Toca da Raposa, a diretoria afirma já ter definido alguns nomes que não ficarão e outros que já estão na mira do clube, mas só vai divulgá-los quando o certame for encerrado.

O volante Willian Magrão e o colombiano Diego Árias não permanecem no clube celeste, já que tem contrato se encerrando. Outro que não deve continuar é zagueiro Alex Silva, emprestado pelo Flamengo até o final do Brasileiro. Apesar de o jogador demonstrar interesse, a diretoria tem receio de sua permanência.

Na lista das contratações, estão o atacante Ricardo Goulart e o lateral esquerdo Egídio, do Goiás. Os dois são vistos com bons olhos pela diretoria, que tem observado os dois jogadores e já estuda as contratações de ambos. Outro na mira é o também lateral esquerdo Marlon, do Criciúma.

O jogador é elogiado pela diretoria do clube mineiro, afirmando que o lateral é uma das grandes revelações desta Série B. Porém, pesa contra o mesmo o alto valor pedido por seus empresários e pelo clube catarinense. Assim, a principal opção para o setor é Egídio.