Topo

Invicto há dois meses, Grêmio 'descansa' e foca na 'decisão' com o São Paulo

A última derrota do Grêmio do lateral Pará ocorreu em 8 de setembro para o Corinthians - Lucas Uebel/Preview.com
A última derrota do Grêmio do lateral Pará ocorreu em 8 de setembro para o Corinthians Imagem: Lucas Uebel/Preview.com

Carmelito Bifano

Do UOL, em Porto Alegre

09/11/2012 06h06

Na última quinta-feira o Grêmio completou dois meses sem perder. A última vez foi contra o Corinthians, 3 a 1, no Pacaembu, no dia 8 de setembro. O momento do clube gaúcho é positivo, porém, exige cuidados físicos. Desgastado pela maratona de oito jogos em 24 dias, a semana foi utilizada para recuperar os esgotados e lesionados. Porém, o confronto de domingo é contra o São Paulo, quarto colocado, 59, quatro a menos que o tricolor de Porto Alegre. Por isso, a vitória é fundamental para consolidar os comandados de Luxemburgo entre os três primeiros do Brasileiro, restando três rodadas para o final.

  • Luxa se reuniu na última quinta com o presidente eleito do Grêmio, Fábio Koff, para negociar a renovação, mas acordo ainda não foi concretizado

Com todos os 20 mil ingressos vendidos, a direção gremista espera cerca de 45 mil torcedores no estádio Olímpico para empurrar a equipe para a terceira vitória consecutiva. Somando os três pontos, aos 63 conquistados em 34 rodadas, os comandados de Vanderlei Luxemburgo poderão ultrapassar o Atlético-MG, caso o vice-líder seja derrotado ou empate com o Vasco da Gama, no estádio de São Januário, no Rio de Janeiro.  

“O São Paulo tem mostrando força no Brasileiro. Domingo será um jogo pegado, pois vamos jogar em casa, diante da nossa torcida, e estamos focados na vitória porque queremos a segunda colocação de qualquer jeito. O Atlético está na frente, domingo eles tem um jogo complicado e nós também. Vamos fazer de tudo para ganhar e ficar com a segunda colocação”, declarou o lateral Pará.

A programação da semana foi “leve” fisicamente. Depois de dois dias de folga, os treinamentos foram programados para evitar um desgaste excessivo e preservar o grupo para os jogos decisivos que virão. Em 307 dias, desde a reapresentação em janeiro, o Grêmio disputou 69 jogos e agora sente a longa sequência de compromissos.

Porém, o confronto contra o São Paulo é vital para as pretensões de chegar a segunda colocação do Brasileiro e exige a preparação para uma decisão. O adversário é o quarto colocado, com 59 pontos, e vem em ascensão. Mesmo sem ter muito tempo para corrigir os erros dos últimos jogos, os jogadores aprovaram a estratégia da comissão técnica.

“Foi uma semana boa. Deu para descansar. Tivemos dois dias e meio de folga. Conseguimos recuperou a rapaziada e aqueles que estão em tratamento aceleraram o processo. Estamos treinando bem. Os trabalhos estão sendo proveitoso. Esperamos colocar em prática no domingo para vencermos o São Paulo. É jogo decisivo, queremos a segunda colocação, então, está todo mundo focado”, declarou o lateral.

A partir das 16h30 o Grêmio realiza o penúltimo treinamento antes de enfrentar o São Paulo. O último está marcado para sábado, as 10h, no estádio Olímpico. No mesmo local, no domingo, às 17h, o tricolor gaúcho enfrenta o paulista de olho na segunda colocação do Brasileiro.