Topo

Cuca projeta grupo forte e chance de 'título internacional' em 2013: "É o ano do Atlético"

Cuca diz que Atlético precisará de mais quatro ou cinco reforços para o ano que vem - Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG
Cuca diz que Atlético precisará de mais quatro ou cinco reforços para o ano que vem Imagem: Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Vespasiano (MG)

10/11/2012 06h00

Sem renovar oficialmente o contrato, o técnico Cuca mostra que a continuidade no Atlético-MG é mera formalidade. O treinador já traça planos para a temporada de 2013, vê necessidade de quatro ou cinco reforços e diz que o time tem tudo para ser campeão da Libertadores. “É o ano do Atlético, vai ter uma conquista internacional”.

Vasco enfrenta Atlético-MG e pode ajudar Fluminense a ser campeão antecipado

  • UOL

    Após seis derrotas e com remotas possibilidades de conquistar uma vaga na Copa Libertadores, o Vasco enfrenta o Atlético-MG podendo ajudar o Fluminense a ser campeão antecipado. Para isso, basta que o time mineiro não vença e o Tricolor obtenha um triunfo sobre o Palmeiras.

“Falei para o presidente (Alexandre Kalil), quando montamos este time, que garantia a Libertadores. Graças a Deus estamos cumprindo, ano que vem é o ano do Atlético. Vai ser o ano de um título internacional, tenho certeza que vai ser um ano ótimo, vai disputar a Libertadores para ganhar, tem de pensar assim, forte, a montagem do time tem de ser essa, se Deus quiser será o ano do Atlético”, observou Cuca.

O contrato do treinador se encerra ao final do Campeonato Brasileiro. Cuca não esconde desejo de continuar e completar dois anos e meio à frente do alvinegro mineiro, mas adia o acerto oficial ao final do torneio, para manter o foco voltado apenas para os quatro jogos finais, que poderão assegurar a importante vaga direta para a fase de grupos da Libertadores 2013.

“Ano que vem será o ano do Atlético, mais do que foi este ano. Este ano foi campeão (mineiro) invicto, depois de 36 anos, e não tinha o sincronismo com a torcida, as faixas estavam viradas e ainda estão algumas. Fez um Brasileiro digno de Atlético, tem de ser regular lá em cima, não brigar um ano para cair e outro para ser campeão”, afirmou.

O comandante já trabalha na montagem do grupo para a próxima temporada e prevê a contratação de quatro ou cinco reforços, além da manutenção de 90% do time de 2012. “Temos o Richarlyson que vence, Luiz Eduardo, Danilinho que vencia, Escudero, Triguinho. São quatro que vence em 30, 26 tem contrato, isso é trabalho”, ressaltou Cuca.

“Em dezembro a gente consegue contratar quatro, cinco jogadores bons e torna o time bom em ótimo e muda a história do Atlético, para ganhar a Libertadores e Mundial igual ao Corinthians. O Atlético está organizado, é contratar certo, procurar não errar, quatro, cinco bons jogadores, para melhorar a qualidade do time. Se fizer isso, o ano que vem do Atlético será melhor”, acrescentou o treinador.

Do atual elenco alvinegro, cinco jogadores terminarão contrato ao final da temporada: Triguinho, Richarlyson, Escudero, Ronaldinho Gaúcho e Juninho. Destes, a situação menos definida é de Ronaldinho, peça chave e que negocia para renovar. Além deles, Bernard poderá ser negociado para a Europa ao final do Brasileiro e não iniciar o ano no Brasil.

Cuca mostra entusiasmo para a montagem do elenco atleticano e espera uma temporada superior a 2012, quando o time conquistou o título Mineiro invicto e a vaga para a Libertadores, depois de 12 anos. “Eu gosto de montar equipes dentro do orçamento que é passado, o orçamento que me foi passado aqui é ótimo. Não precisa  montar um elenco grande, mas de qualidade, nossa comissão é boa, o nível de lesão é baixo”, explicou.

Ao final do ano, Cuca irá igualar o feito de 1991, quando Jair Pereira, foi o último treinador a começar e terminar toda a temporada no comando do Atlético. “O Atlético tem vinte e tantos anos que não começava o trabalho e terminava no mesmo ano, com mesmo treinador é um absurdo. Cuca começa o trabalho, monta como quer e no meio do ano vem um que não gosta desses caras, são três montagens e remontagens”, analisou Cuca.

Para Cuca a base do grupo está pronta e será mantida para 2013. O treinador vê o Atlético à frente dos rivais. “Quando faz uma, é bom, desde que seja bem feito, tem mais chance de dar certo. Deu certo este ano e provavelmente dará certo ano que vem, pois a tendência maior é acertar do que errar”, disse.