Topo

Após afastar risco de rebaixamento, jogadores do Cruzeiro descartam "férias antecipadas"

Com a vitória sobre Bahia nesse domingo, o Cruzeiro se distanciou da zona de descenso - Washington Alves/Vipcomm
Com a vitória sobre Bahia nesse domingo, o Cruzeiro se distanciou da zona de descenso Imagem: Washington Alves/Vipcomm

Do UOL, em Belo Horizonte

12/11/2012 06h05

A vitória sobre o Bahia, por 3 a 1, nesse domingo, selou praticamente a permanência do Cruzeiro na elite do Campeonato Brasileiro e também abriu caminho para a diretoria começar a se dedicar integralmente ao planejamento da temporada 2013. Apesar disso, os jogadores descartam “férias adiantadas” e afirmam que o objetivo é garantir uma colocação final que possa valer vaga na Copa Sul-Americana.

“Estamos mais tranquilos, claro. Esse (Sul-Americana) é o objetivo maior nosso ainda, temos que colocar a cabeça que não acabou ainda. Que é nossa obrigação conseguir isso ainda na competição”, salientou o volante Tinga.

Com a vitória, o Cruzeiro alcançou os 46 pontos e praticamente eliminou a ameaça de rebaixamento, já que a equipe celeste está a nove pontos do Sport, primeiro dentro da zona do descenso, faltando três rodadas para o término da competição. A insegurança sobre a permanência para a diretoria começar a definir algumas situações para 2013.

Nesta semana, contratações e saídas de jogador devem ser definidas. A renovação do zagueiro Alex Silva, emprestado pelo Flamengo até o final do ano, é uma delas. O empresário do jogador, Orlando Almeida, revelou que marcou uma reunião com o diretor de futebol, Alexandre Mattos, para esta semana.

Também com contrato terminando no fim do Brasileiro, o atacante Wallyson ainda não foi procurado pela diretoria do Cruzeiro para uma possível renovação. O jogador não teve bom desempenho em 2012 e sua permanência é uma incógnita na Toca da Raposa. Com situação definida estão os volantes Diego Árias e Willian Magrão, que não terão vínculos renovados.

Mesmo com contrato até 2015 com o Cruzeiro, o lateral esquerdo Diego Renan sabe que não tem “vaga cativa” no grupo. Porém, afirma que não está preocupado com a situação. Apenas terminar o Campeonato Brasileiro estando entre os titulares da equipe.

“Temos ainda nosso objetivo, que é de conquistar a vaga na Sul-Americana. Temos que nos concentrar nisso. Depois vamos ver as situações. Se o Cruzeiro vier com alguma situação, se não quiser ficar, vou entender também”, afirmou o jogador.

Apesar do discurso dos atletas do Cruzeiro, a participação na Sul-Americana não está garantida. Um time brasileiro só disputará competição se sair até as oitavas de final da Copa do Brasil, iniciada na mesma época do torneio continental.

Além de dispensas, a diretoria do clube também pode acertar a contratação do novo treinador. Marcelo Oliveira é o preferido, mas sofre forte rejeição da torcida. Alguns jogadores também estão na mira, como Egídio e Ricardo Goulart (Goiás) e Ananias (Portuguesa).