Topo

Cruzeiro quer fazer neste domingo o que Fluminense não conseguiu há 9 anos: estragar a festa

Cruzeiro garanbte encarar com seriedade o jogo que para o Fluminense será festivo - Washington Alves/VIPCOMM
Cruzeiro garanbte encarar com seriedade o jogo que para o Fluminense será festivo Imagem: Washington Alves/VIPCOMM

Do UOL, em Belo Horizonte

18/11/2012 06h00

Nove anos depois, o Cruzeiro quer fazer diante do Fluminense, neste domingo, às 17h, no Engenhão, o que o tricolor tentou, mas não obteve êxito: estragar a festa de comemoração do título brasileiro. Os dois times estarão em posições invertidas em relação ao Campeonato de 2003, o primeiro da ‘era dos pontos corridos’, quando a equipe carioca queria ‘carimbar’ a faixa celeste. Desta vez, este é o objetivo cruzeirense.

  • Washington Alves/Vipcomm

    Celso Roth: Vocês vão buscar coisas importantes, interessantes, na história, mas estamos preocupados em fazer bom jogo com o Fluminense?.

No Brasileirão de 2003, o Cruzeiro conquistou o título com duas rodadas de antecedência, quando bateu o Paysandu, por 2 a 1, no Mineirão, tornando-se o primeiro campeão brasileiro por pontos corridos e, de quebra, o vencedor da chamada ‘tríplice coroa’, já que havia sido campeão também do Campeonato Mineiro e da Copa do Brasil.

O jogo seguinte, válido pela 45ª rodada do Brasileiro, que era disputado por 24 clubes e não pelos atuais 20, foi contra o Fluminense, também no Mineirão. E o tricolor carioca quis atrapalhar a celebração celeste, saindo à frente no placar, com um gol marcado por Rodolfo, no primeiro tempo. Mas, o Fluminense ficou apenas na tentativa, já que o time comandado pelo meia Alex goleou por 5 a 2 e fez a festa completa.

Ao saber da ‘coincidência’, o técnico Celso Roth comentou que essas situações levantadas pela imprensa são interessantes, mas não interferem no andamento do jogo. “Vocês vão buscar coisas importantes, interessantes, na história, mas estamos preocupados em fazer bom jogo com o Fluminense, apesar das dificuldades”, afirmou o treinador.

O volante Tinga destacou o respeito do Cruzeiro ao Fluminense. “A gente sabe que o Fluminense foi campeão com todos os méritos, tem a melhor equipe, tem o maior número de jogadores vencedores, acostumados com títulos, até mais importante que o Brasileiro, se credenciou a vencer pelo plantel que fez, estão de parabéns, mas, independente da festa a gente quer fazer o nosso trabelho”, observou.

Zagueiro Victorino é a novidade na lista do Cruzeiro para jogo com o Fluminense

  • Washington Alves/Vipcomm

    Embora tenha confirmado a improvisação de Leandro Guerreiro na zaga do Cruzeiro para o jogo contra o Fluminense, neste domingo, às 17h, no Engenhão, o técnico Celso Roth relacionou o zagueiro uruguaio Victorino entre os 19 atletas que embarcam para o Rio, no final da tarde deste sábado.

O jovem goleiro Rafael, que terá a missão de substituir o titular Fábio, lesionado, também garante que o Cruzeiro terá seriedade. “Será jogo de festa para o Fluminense, entrega da taça, comemorar o título brasileiro, mas, para nós vai valer os três pontos para nos deixar mais próximos do topo da tabela, onde o Cruzeiro sempre tem que estar. Faltam três jogos para acabar e vamos lá com pensamento de ganhar”, destacou.

A Confederação Brasileira de Futebol entregará ao Fluminense a taça pela conquista antecipada do título nacional de 2012. Já para o Cruzeiro, a partida será mais uma tentativa de terminar bem a competição em que fez campanha fraca, já projetando uma temporada melhor em 2013. Uma vitória sobre o campeão, é considerada importante neste trabalho de resgate da confiança do torcedor celeste. Com 46 pontos, a equipe mineira está matematicamente garantida na Série A do Brasileiro ano que vem.