Topo

Boas atuações de Rafael e Élber contra Fluminense abrem espaço para outros jovens no Cruzeiro

Élber fez gol contra o Fluminense, em seu primeiro jogo como titular no Brasileiro - Washington Alves/Vipcomm
Élber fez gol contra o Fluminense, em seu primeiro jogo como titular no Brasileiro Imagem: Washington Alves/Vipcomm

Do UOL, em Belo Horizonte

20/11/2012 06h00

Parte importante do planejamento do Cruzeiro para a próxima temporada, os jogadores vindos das categorias de base do clube começam a “dar resultado” e devem ter mais chances nos últimos dois jogos no Campeonato Brasileiro. Sinalizando bom rendimento, os jovens jogadores diminuem as incertezas da diretoria de manter esta política para 2013.

Celso Roth diz que Cruzeiro precisa mudar mentalidade para voltar a disputar títulos

  • Washington Alves/Vipcomm

    A "era Celso Roth" já tem data definida para ser encerrada. Mas, mesmo sem se manter no cargo para a próxima temporada, o treinador considera que deixa um "legado" para a diretoria celeste. Voltando a "alfinetar" a administração, o técnico afirma que precisar mudar a "mentalidade" para voltar a disputar títulos.

Na vitória sobre o Fluminense, por 2 a 0, Élber e Rafael tiveram atuações destacadas. Enquanto o armador contribuiu decisivamente marcando gols, o goleiro ajudou o Cruzeiro a suportar a pressão do adversário e a manter a vitória no Engenhão.

O técnico Celso Roth elogiou a postura dos dois e também do meia-atacante Alisson, recém-promovido ao profissional e que entrou na segunda etapa diante da equipe carioca. O treinador sinaliza que pode aproveitar os jogadores nas partidas restantes, contra Coritiba e Atlético-MG.

“A gente põe estes jogadores para jogar porque eles têm valor. Então, a minha expectativa é que eles continuem assim. São jogadores que têm qualidade e que vão ajudar”, disse o treinador celeste, que já recebeu um pedido especial da diretoria para utilizar atletas da base.

Para 2013, o aproveitamento de jogadores formados pelo clube é um dos pilares do planejamento celeste. Além de Élber e Rafael, que estão no grupo profissional há mais tempo, os laterais Mayke e Vinícius Freitas, o volante Lucas Silva e o meia-atacante Alisson devem ser mais aproveitados.

Porém, estes jogadores já devem ser utilizados nas partidas restantes, ganhando posição de atletas que não devem permanecer na próxima temporada. Elogiado e autor do segundo gol celeste, o armador espera ganhar mais espaço.

  • Washington Alves/Vipcomm

    Goleiro Rafael, que substituiu contra Fluminense, deve seguir no gol do Cruzeiro contra o Coritiba

“É um gol que eu estava batalhando bastante. Graças a Deus veio no momento certo, veio na oportunidade que eu tive e eu espero dar continuidade ao trabalho. O mais importante foi o empenho da equipe que batalhou nos 90 minutos e saiu com um grande resultado”, disse o jogador.

Se Élber disputa uma posição no setor ofensivo, Rafael vive a expectativa de fazer sua segunda partida seguida. Com dores na panturrilha direita, Fábio ainda não tem retorno garantido e poderá desfalcar o Cruzeiro diante do Coritiba, no próximo domingo, às 17h, no Independência.