Topo

Jogador mais antigo no Flu, Berna comemora chance na equipe: "ainda almejo muito"

Diego Cavalieri e Ricardo Berna treinam nas Laranjeiras; reserva será titular no domingo - Dhavid Normando/Photocamera
Diego Cavalieri e Ricardo Berna treinam nas Laranjeiras; reserva será titular no domingo Imagem: Dhavid Normando/Photocamera

Renan Rodrigues

Do UOL, no Rio de Janeiro

30/11/2012 19h49

A excelente temporada de Diego Cavalieri fez com que Ricardo Berna, goleiro reserva do Fluminense, tivesse poucas oportunidades em campo no ano. Porém, com a decisão de poupar a maioria dos titulares na partida final contra o Vasco, neste domingo, o técnico Abel Braga premiou o jogador há mais tempo nas Laranjeiras. Perto de completar oito anos, o camisa 1 diz que não está acomodado no banco e ainda almeja títulos e titularidade.

PRESIDENTE DE CLUBE CHINÊS DIZ QUE CONCA DEIXOU CARTA DE DESPEDIDA

  • O presidente do Guangzhou Evergrande, Liu Yongzhuo, revelou ao jornal chinês "Soccer News" que o meia Conca deixou uma carta dizendo que não voltará ao clube em 2013. O jogador argentino é prioridade do Fluminense para a próxima temporada e passa férias no Brasil, mas ainda tem contrato por mais um ano com o atual campeão chinês. Incomodado com a postura do ídolo tricolor em forçar sua saída, o dirigente prometeu acionar a Fifa para contar com o atleta.

"Chegar num clube grande e se manter por todo esse tempo é uma satisfação muito grande para mim, uma realização grande na minha carreira. Estou perto dos oito anos de clube. Ainda almejo muita coisa, mas nunca me entreguei, independente da condição que tive, seja como titular ou reserva. Sei que a carreira de um atleta tem limite do físico, mas tudo que fiz até hoje foi buscando o melhor da minha forma", disse o goleiro do Fluminense.

Ricardo Berna disputou sete partidas na temporada, cinco pelo Carioca e duas pelo Brasileirão. No geral, são 81 jogos pelo Fluminense, com 87 gols sofridos. Para o reserva, a boa convivência com Diego Cavalieri, Kléver e os demais goleiros é fundamental para a boa campanha da equipe carioca no estadual e no nacional.

"Assumir uma postura coletiva foi fundamental para convivência agradável e capaz de criar esse ambiente. Um grupo de atletas é formado por vários integrantes, cada um com uma formação diferente, educação diferente. São seres humanos. Procuro analisar tudo isso dando preferência ao coletivo. O clube sempre vai permanecer, quero para minha carreira ser lembrado como vencedor. Ficar marcado como os que conquistam títulos", completou.

O Fluminense encerra sua participação na temporada no clássico contra o Vasco, no próximo domingo, às 17h, no Engenhão. Com 77 pontos, o Fluminense precisa de uma vitória para ultrapassar o São Paulo, que foi campeão brasileiro em 2006 com 78 pontos. A marca até hoje é a maior em uma edição do torneio nacional por pontos corridos com 20 clubes.